Ascom//OAB-TO

Com objetivo de lutar pelas garantias dos direitos da mulher na sociedade, combate ao preconceito e foco na defesa das prerrogativas das profissionais do Direito no Estado, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Tocantins (OAB-TO) deu posse na tarde desta quinta-feira, 4, à Comissão de Proteção e Defesa da Mulher.

Formada por 28 advogadas que atuam na Capital e várias regiões do Estado do Tocantins, a comissão foi nomeada por meio da portaria 005/2016. A cerimônia ocorreu na sala da presidência da entidade, em Palmas.

A presidente da comissão, advogada Letícia Aparecida Braga dos Santos Bittencourt, afirmou durante a posse que o grupo terá “independência” e “presença” como principais vertentes do trabalho.

“Esta comissão primará pela independência e presença. Independência na atuação pelos direitos da mulher na sociedade e respeito às prerrogativas das advogadas. Vamos combater o preconceito tanto dentro como fora de nossa profissão”, declarou, após agradecer as demais integrantes da comissão, quando pediu ainda mais empenho e colaboração para desenvolver as atividades do grupo dentro da Ordem.

Presente na cerimônia, a vice-presidente da OAB-TO, Lucélia Sabino, afirmou que a criação da comissão é “um momento ímpar na luta pelos direitos das mulheres” no Tocantins. “Trata-se de um momento ímpar não só para a advocacia tocantinense, mas para toda a sociedade.  É um grupo que fará a diferença pois é formado por colegas advogadas que tem compromisso com a luta pelos direitos das mulheres”, disse.

Já o presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, chamou a atenção para o fato de que a criação da comissão é mais uma iniciativa de resgatar os valores da Ordem no Tocantins. “Essa comissão tem muito o que fazer em prol da mulher lá fora, das nossas colegas profissionais e que vai ter reflexos em toda a classe”, declarou.

Ohofugi lembrou que o papel da comissão se torna ainda mais relevante pelo fato de a OAB Nacional ter definido 2016 como o Ano da Mulher Advogada. “Está se articulando a implementação do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada. Diante disso, o papel de vocês fica ainda maior e com maior responsabilidade”, disse Ohofugi ao se dirigir às integrantes da comissão. “A OAB Tocantins tem 57% do seu conselho formado por mulheres. E, por si só, já é uma representação relevante. Com a comissão, o espaço é ainda maior”, finalizou