Priscila Cavalcante//Ascom-Senai

Aprender novas profissões ou mesmo se aperfeiçoar em alguma atividade pode ser decisivo para profissionais que desejam garantir uma oportunidade no mercado de trabalho e novas fontes de renda. Com esta proposta, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com inscrições abertas para 44 turmas distribuídas em Palmas, Araguaína e Gurupi com início entre fevereiro e março deste ano.

Em cursos como o de Cupcake (Araguaína), por exemplo, os alunos aprendem a fazer a sobremesa em 20 horas com um investimento de R$ 120,00. Já no curso de Designer Gráfico Editorial (Palmas), opção bastante procurada por jovens familiarizados com tecnologia e informática, a carga horária é de 232 horas, tempo necessário para o aprendizado de técnicas como a diagramação de folders e artes diversas.

A agenda contempla ainda os cursos de Autocad, Confecção de Bolsa de Tecido, Cortador Industrial, Costureiro Eclético, Eletricista (Predial e Residencial), Modelista de Roupas, Padeiro, Informática Básica, Técnicas de Formatação e Apresentação de Trabalhos, Pedreiro de Acabamento e de Alvenaria, Programação de Banco de Dados, entre outros. 

A relação por cidade, pré-requisitos, valores, datas e horários está disponível no site do SENAI Tocantins www.senai-to.com.br no link Inscrições Abertas. O contato do atendimento da Unidade SENAI de Palmas é (63) 3229-5656, Araguaína (63) 3549-2500 e Gurupi (63) 3311-1150.

Soluções EAD

Para quem não pode frequentar os cursos presenciais durante a semana, o SENAI inscreve ainda na modalidade de Ensino a Distância (EAD) com aulas presenciais e avaliações aos sábados nas escolas de Palmas e Araguaína. Os interessados em participar do processo seletivo devem conhecer o edital e se inscrever diretamente no site www.senai-to.com.br/ead. As aulas começam em março e o aluno pode acessar o conteúdo teórico disponibilizado online em sua casa ou utilizar os laboratórios do SENAI em horários flexíveis.

Neste primeiro trimestre serão oferecidos, por meio desta modalidade, os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho (1200 horas = 960 horas online + 240 horas presenciais), Mecânico de Motocicletas (280 horas = 224 horas online + 56 horas presenciais), Técnico em Automação Industrial (1360 horas = 1088 horas online + 272 horas presenciais), Mecânico de Motores Ciclo Otto (260 horas= 212 horas online + 48 horas presenciais), Desenhista de Edificações (160 horas = 120 horas online + 40 horas presenciais) e Eletricista Instalador Residencial (160 horas = 112 horas online + 48 horas presenciais).