Fernando Almeida/Araguaína Notícias

A primeira aluna surda a ingressar no curso de Cooperativismo da UFT-Campus de Araguaína, Mariana Ferreira Albuquerque, defendeu seu TCC na tarde desta quinta-feira (11).  Após a explanação do tema, os avaliadores  aprovaram  o trabalho e concederam a nota máxima: 10.

O trabalho teve como título “A Inclusão da Pessoa Surda no Mercado de Trabalho de Araguaína.” A Banca Examinadora foi composta pelos professores: Profª. Drª. Thelma Pontes Borges (Orientadora), Prof. Dr.º Miguel Pacífico Filho e Prof.ª Msc. Danielle Mastelari Levorato. Já a intérprete da apresentação foi Renata Laize Mendes.

Em publicação do Facebook, o pai de Mariana, prof. Dr. Francisco Edviges Alburquerque, falou sobre a pesquisa desenvolvida para o TCC. Segundo ele, o objetivo maior foi refletir sobre a condição profissional do surdo inserido no mercado de trabalho em Araguaína.  

Edviges pontuou ainda que o trabalho da filha também buscou traçar o perfil dos surdos integrados no mercado de trabalho local, identificando o perfil social e tipo de ocupação.  Além de fazer um levantamento das dificuldades e adequações encontradas pelo surdo no mercado de trabalho na cidade.

Superar desafios já faz parte da vida de Mariana. Em março de 2015, a Banca Examinadora do Detran de Araguaína se recusou a aplicar o teste prático para tirar a CNH.  O caso ganhou destaque pelo constrangido que Mariana passou. Depois que a família denunciou o fato, o Órgão aplicou a prova e Mariana foi aprovada.