Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Uma falta de energia elétrica causou transtornos na UPA do Araguaína Sul na manhã deste sábado, 13. O problema durou 3 horas e 20 minutos, começando às 7h00 e terminando às 10h20.

Com a falta da rede, o gerador da UPA foi acionado, mas a energia gerada alimentou apenas os equipamentos da Sala Vermelha. Com isso, o restante do prédio ficou sem eletricidade e o sistema de informática e o laboratório pararam de funcionar.

No momento, cerca de 35 pessoas aguardavam por atendimento na recepção da UPA. Um rapaz que estava na fila saiu para comprar  fichas para agilizar os trabalhos da equipe recepção. “Além de não ter sistema, pela falta de energia e despreparo para uma situação como esta [sem ficha para trabalho manual], os pacientes ficaram sem fazer exames” relatou Sara Marinho ao AN. 

Explicações da UPA

Em nota, a UPA informou que com a queda do sistema, os profissionais trabalharam com um plano de contingência, que emprega fichas impressas de preenchimento manual para dar prosseguimento aos atendimentos.

A assessoria ressaltou ainda que a sala vermelha, utilizada por pacientes com casos mais graves, funcionou normalmente por meio de um gerador. E, que, imediatamente, a UPA acionou a Energisa para resolver o problema.

Versão da Energisa

Em nota, a  Energisa Tocantins informou que na manhã do sábado, dia 13, havia um serviço de desligamento programado previsto para a região da UPA do Araguaína Sul. Contudo, para não penalizar a unidade, foi iniciada uma manobra de transferência de carga.

"Durante este processo, houve um problema com um equipamento e, devido a isso, foi necessário acionar uma outra equipe especializada em serviços em linha viva (linha energizada) para iniciar outra manobra. A energia elétrica na região foi restabelecida às 10h30 da manhã do sábado ainda."

Gerência da UPA

A UPA é gerenciada pelo IBGH â??Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar desde o dia 1º de novembro de 2015 e recebe  R$ 933.228,58  por mês pelo serviço. A Organização Social é responsável por três unidades hospitalares em Araguaína. E o valor global do contrato é de R$ 55.403.288,20, com vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois.