Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Na segunda audiência do prefeito Ronaldo Dimas (PR) com Marcelo Miranda, realizada no Palácio Araguaia nesta terça-feira (16), o Governador afirmou ter muito carinho com o povo de Araguaína.  No entanto, ao ser cobrado sobre o atraso de 20 meses de repasses constitucionais para o Município, que já somam quase 20 milhões, Marcelo não deu previsão de quando paga a dívida, apenas prometeu apresentar um cronograma no prazo de 30 dias.

Convênio

Outra demanda que segundo Dimas vem “capengando” há muito tempo, é um convênio com o Governo Federal e Estado para obras em Araguaína.  Trata-se de um contrato na ordem de R$ 45 milhões para pavimentação de sete bairros, onde reside quase metade da população da cidade. Para a verba ser liberada, o contrato dependia, única e exclusivamente da assinatura do governador e da contrapartida de R$ 2 milhões do Estado.

Após a audiência, Marcelo falou à imprensa sobre as cobranças de Dimas e aproveitou para dizer que tem ‘muito carinho’ com a população de Araguaína.  No entanto, o Governador não demonstrou firmeza ao comentar o resultado da audiência. Disse que vai assinar o convênio em breve e o Estado vai liberar a contrapartida. Mas foi impreciso quanto a datas e prazos.

Tivemos uma reunião muito produtiva, com reivindicações válidas e algumas demandas do passado que nós estamos procurando sanar. (...) Eu autorizei. Nós vamos só discutir a questão da data para passar a ordem de serviço. Nos próximos 15, 20 ou 30 dias nós daremos essa ordem de serviço” afirmou Marcelo.

Ao comentar sobre o compromisso de Marcelo para assinar o convênio, Dimas afirmou  “são recursos que vão melhorar a vida das pessoas de diversos (...)bairros muito populosos. É quase a metade da população de Araguaína”.

Bairros beneficiados

Os recursos do Governo Federal serão aplicados na pavimentação e recuperação de ruas de sete bairros: São João, Araguaína Sul, Raizal, Tereza Hilário, Morada do Sol, Ana Maria e Tocantins. A empresa que vai realizar os serviços será contratada por regime diferenciado de concorrência. Isto é, sem licitação. E, caso Marcelo cumpra a promessa de assinar o convênio, as obras devem iniciar após o período chuvoso, a partir de maio.

Dívidas

Já sobre os atrasos de 20 meses dos recursos constitucionais da educação, saúde e ação social, Marcelo culpou o ex-governador Sandoval Cardoso (SD) pelo problema.  E se comprometeu a apresentar um cronograma em 30 dias para regularização da dívida de 19 milhões. Mas não deu prazo para pagar.

Mediação política

Dep. Elenil fala com imprensa após audiência. Foto: AN

O encontro foi intermediado pelo deputado araguainense Elenil da Penha (PMDB), que afirmou buscar soluções para os problemas da cidade.  O deputado avaliou os resultados como positivos.

“O Estado entrando vai asfaltar os bairros onde mora metade da população de Araguaína. E o que Araguaína quer é isso, trabalho. O processo político-partidário é importante, mas é preciso que nós resolvamos as questões administrativas. Quando a gente vê o prefeito Ronaldo Dimas e o governador Marcelo Miranda dialogando, conversando sobre os problemas da comunidade a gente percebe que é possível avançar mesmo diante da crise no Brasil e no mundo” destacou.

Apesar de ser uma  audiência sobre anseios da população araguainense, outros três deputados de Araguaína â??oposição de Dimas â?? não compareceram ao encontro. São Eles: Olyntho Neto (PSDB), a líder do governo na Assembleia Valderez Castelo Branco (PP) e Jorge Frederico (SD).

Bastidores

Nos bastidores, os comentários são de que Marcelo está ‘amarrando’ os recursos para ‘punir’ Dimas em relação a uma possível disputa à reeleição. O dinheiro seria liberado “de última hora” para alavancar possíveis adversários de Ronaldo.

Porém, oficialmente, o Governador afirma ser parceiro de Dimas. “Minha parceria com o prefeito Ronaldo Dimas é uma parceria sadia, de respeito e eu vejo que quem ganha com isso é a população de Araguaína.”

Apesar do discurso de parceria, o Governo de Marcelo está com 20 parcelas de convênios em atraso com a prefeitura de Araguaína. E, também, ainda não fez nenhuma obra em Araguaína neste um ano de mandato.