Todas as novidades do setor da piscicultura poderão ser conferidas na 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), no Pavilhão da Piscicultura. O setor que está em ascensão no Estado, busca cada vez mais investimentos para a expansão da atividade.

Para incentivar este segmento, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio da Diretoria de Políticas para Aquicultura e Pesca, organiza uma vasta programação para os cinco dias de Feira, que acontece na próxima semana, de 3 a 7, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Na programação constam atividades como: workshop da pesca esportiva, campeonato de arremesso, além de seis empresas que estarão expondo seus produtos, equipamentos e serviços do setor de aquicultura. Também será uma oportunidade em que produtores e empresários poderão trocar experiências, comprar e vender seus produtos, como ração, peixes para consumo e abate, entre outros.

Em relação à pesca esportiva, o diretor de Aquicultura e Pesca da Seagro, Alexandre Godinho, explica que as atividades de incentivo buscam contribuir para expandir o mercado de turismo da pesca que ainda é tímido no Estado. A intenção é fortalecer a pesca por meio de agência de turismo, hotéis e instituições parceiras. “É uma atividade que pode contribuir muito para os pescadores de colônias, propiciando mais uma atividade lucrativa para gerar renda. O Tocantins é potencialmente rico em lagos e rios”.

Expectativa

O proprietário da empresa, Aguatec de Porto Nacional, Jeferson Luiz Lopes, participa pela quarta vez da Agrotins e fala das suas expectativas em expor seus produtos e equipamentos de piscicultura. “É uma ótima oportunidade de gerar bons negócios. Nos anos anteriores fechamos boas vendas, este ano, espero que seja melhor ainda”, diz o empresário acrescentando que este ano trará duas novidades da empresa para apresentar aos expositores, um aerador de tanques para produção de peixe e um aparelho alimentador de peixe automático.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e suas instituições vinculadas: Instituo do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.