Com 18 votos favoráveis e cinco contra, a executiva estadual do PT decidiu, nesse domingo (1), permanecer na base aliada do governo Marcelo Miranda (PMDB). A decisão de reavaliar a aliança entre PT e PMDB no Tocantins com o governo ocorreu após a votação do impeachment na Câmara dos Deputados, quando as deputadas federais tocantinenses do PMDB, Josi Nunes e Dulce Miranda, votaram a favor da saída da presidente Dilma Rousseff.

Em nota pública emitida após a votação, no último dia 18, o PT no Tocantins destacou que “estamos igualmente entristecidos e decepcionados pela maneira como o PMDB do Tocantins se portou na Câmara: como verdadeiro oportunista e aproveitador. Nós do Partido dos Trabalhadores do Tocantins nos sentimos traídos pelos votos das deputadas Dulce Miranda e Josi Nunes, que preferiram abraçar o golpe, ao invés de ficar do lado do povo e da democracia”.

Josi rebateu negando haver golpe. "Não somos oportunistas e muito menos aproveitadoras. Infelizmente temos alguns que fazem jus a esses adjetivos, mas este não é o nosso caso. Basta analisar os acontecimentos envolvendo a Refinadora de Pasadena, o famoso Mensalão e as mais de 29 fases das investigações da operação Lava-jato", afirmou.

Leia a íntegra da nota:

Os membros do Diretório do Partido dos Trabalhadores do Estado do Tocantins, reunidos em Palmas, no dia 01 de maio, reafirmaram a importância dos partidos que compuseram a aliança política vitoriosa (PMDB, PT, PV e PSD), que elegeu Marcelo Miranda Governador do Estado e Katia Abreu, Senadora da República.

O PT, desde o início da gestão, disponibilizou quadros com qualificação política e capacidade técnica para desenvolver as políticas públicas nas áreas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Agricultura Familiar, Empreendedorismo Rural e Assistência Técnica, bem como, na agenda de promoção dos Direitos Humanos, sobretudo daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, facilitando o acesso à Justiça e ao exercício da Cidadania plena.

Portanto, reafirmamos que esta aliança se deu estritamente na compreensão de que juntos somos mais fortes e capazes de oferecer conhecimento técnico e político para promover o Desenvolvimento econômico, político, social e cultural do Tocantins.

Por estas razões, decidimos pela manutenção da aliança com Governo Marcelo Miranda, bem como continuar congregando esforços técnicos e políticos para que em cumprimento com o programa de governo, apresentado ao povo tocantinense nas eleições de 2014, possamos ampliar o acesso da população as políticas públicas no Tocantins.

Evidenciamos porém, nosso descontentamento com a posição dos parlamentares que hoje votam e ameaçam os pilares da Democracia Brasileira, que se expressa, especialmente, pelo exercício do voto.

Reafirmamos ainda, a legitimidade do Presidente Regional do PT, Júlio César Brasil, em expressar a opinião do Partido dos Trabalhadores e nos somamos a ele, no repúdio ao golpe jurídico e midiático, que está em curso no Brasil.

Por fim, convocamos nossos militantes e todos aqueles que defendem a democracia a permanecerem nas redes e nas ruas em defesa dos direitos já adquiridos pela classe trabalhadora, a repudiar qualquer tentativa de desmonte e enfraquecimento de direitos e programas sociais conquistados nos governos do PT, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Prouni, o Luz para Todos, o Mais Médicos, o Pronaf, entre outros.