Ascom/UFT

Resgatar a memória dos mártires que lutaram pela reforma agrária é um dos objetivos da II Jornada Universitária pela Reforma Agrária que tem como tema "30 anos com Josimo e 20 anos de Eldorado dos Carajás". O evento ocorre nos dias 9 e 10 de maio, no Câmpus de Tocantinópolis, e é uma iniciativa do curso Educação do Campo: Artes Visuais e Música, com a parceria de movimentos sociais e sindicais da Região do Bico do Papagaio.

Segundo o professor, Maciel Cover, "a jornada permitirá reflexões sobre o a reforma agrária e qualidade de vida e trabalho de quem trabalha no campo, além de aprofundar estudos sobre temas relacionado à educação do campo", explica.

Esta é a segunda edição realizada na UFT e a terceira em âmbito nacional. As jornadas também estão sendo realizadas em cerca de 50 universidades espalhadas pelo país, e são promovidas em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Saiba Mais

A Jornada neste ano de 2016 é em memória ao Massacre de Eldorado do Carajás, que completou 20 anos no último dia 17 de abril, quando 19 trabalhadores que participavam de uma ocupação à beira da estrada PA-150 (BR 155), no município de Eldorado do Carajás, foram assassinados durante um confronto com a Polícia Militar.

E também em lembrança a Padre Josimo Tavares, assassinado no dia 10 de maio de 1986, enquanto subia as escadas do prédio da Diocese de Imperatriz, onde funcionava o escritório da Comissão Pastoral da Terra, à qual ele era ligado. O Padre era defensor dos lavradores que sofriam todo o tipo de perversidades cometidas por latifundiários, na região do Bico do Papagaio no Tocantins e iniciou na localidade o processo de instauração de uma unidade educacional voltada para as crianças filhas dos trabalhadores rurais.

Programação:
Segunda-feira, 9 de maio de 2016

Tarde:
14h – Mística de Abertura.
14h30min – Oficina de Pintura Apinajé e Oficina de Mística.

Noite:
18h30 – Apresentação do Coral dos Estudantes.
19h – Mesa de Abertura da II Jornada Universitária da Reforma Agrária da UFT.
20h – Palestra de Abertura.“Pedagogia da Alternância e os desafios da Educação do Campo na Região Amazônica”. ProfessorProf. Salomão Hage (UFPA). (Coord. Profa. Helena Quirino).

Terça-feira, 10 de maio de 2016.

Manhã:
8h – Mística.
8h30 – Palestra sobre Análise de Conjuntura Agrária. Prof. Sérgio Barcellos (UFPel) e ProfessorGilmar Ferreira (CNTE). (Coord. Prof. Ubiratan Oliveira)
10h – Apresentação do Grupo de Flautas.
10h30min – Palestra sobre Arte e Educação do Campo – Evelaine Martines – MST. (Coord. Prof.Leon de Paula)

Tarde:
13h30 – Lançamento do Livro “Trabalho Escravo Contemporâneo” organizado pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos – Carmen Bascarán.
14h – Experiências de Educação do Campo nas Escolas Família Agrícola (EFAs) no Tocantins comos representantes das EFAs de Esperantina, Colinas, Porto Nacional, São Salvador e SEDUC/TO.(Coord. Prof. Cícero da Silva).

Noite:
19h – Mosaico das palavras.
19h30 –Apresentação da Banda Municipal de Tocantinópolis.
20h - Festival de Vídeos de 1 minuto.