Gláucia Mendes/Ascom prefeitura

Mais de cinco mil mães são esperadas no Parque Cimba, neste sábado, dia 7, a partir das 16 horas, para a programação do Dia das Mães promovida pela Prefeitura de Araguaína. O Projeto Mãe Feliz contará com apresentações musicais, sorteio de brindes, teatro, grupos artísticos e atividades físicas. O evento é realizado por meio das Secretarias da Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Assistência Social, Trabalho e Habitação.
 
Um dos objetivos do evento é homenagear as mães, proporcionando momentos de afetividade em família. “Fortalecendo o vínculo entre família e escola, teremos a participação de alunos nas apresentações. São muitas homenagens com teatro música, poemas e mensagens”, disse o secretário executivo da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira.
 
Programação
Entre as apresentações da programação especial estão bandas artísticas da cidade, como a Banda Gospel Fé-meninas, além de apresentações musicais com alunos da Escola Municipal Luiz Gonzaga e instrumental com o artista Cristiano Cabral.
 
O público ainda terá apresentação teatral “Mãe, Gosto de você”, com Valéria Domingues; grupos de violão e karatê; e atividades físicas com alongamento, jump, zumba e aulão de capoeira para as crianças.
 
Parceiros
São parceiros do evento as Secretarias da Infraestrutura; do Planejamento Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; da Saúde; as polícias Militar (PM), Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF) e Civil; Corpo de Bombeiros e Serviço Social da Indústria (Sesi).
 
O Projeto Mãe Feliz conta também com o patrocínio de instituições públicas e empresas privadas.
 
Comemoração
O Dia das Mães, que é tradição e comemorado com momentos de confraternização entre as famílias no Brasil, é sempre no segundo domingo de maio. Em todo o mundo, a história da criação do dia é a mesma. Uma mulher chamada Anna Jarvis perdeu a mãe em 1904, então procurou sua igreja e resolveu celebrar a data como forma de homenagem à mãe.
 
No dia 10 de maio de 1908, quatro anos após a morte da mãe, foi celebrado o primeiro Dia da Mães, na Igreja Metodista de Grafton, no estado da Virginia ocidental, nos Estados Unidos da América (EUA), a partir daí a data passou a ser lembrada.
Resumo da programação

16h - Banda Gospel Fé-meninas;
16h15 - Musical com alunos da Escola Municipal Luiz Gonzaga e professor Haphelson Marabá;
16h30 – Teatro “Mãe Gosto de Você”, com Valéria Domingues;
16h50 - Atividades físicas: alongamentos, jump e zumba (Sesi);
17h10  - Apresentação musical;
17h20 - Grupo de Violão;
17h40 - Grupo de Karatê - apresentação com música (katás com crianças);
17h55 - Apresentações artísticas;
18h25 - Aulão de Capoeira para crianças;
18h50 - Música instrumental com Cristiano Cabral.