Fernanda de Alcantara/Ascom Araguaína

Em Araguaína, nesta sexta-feira (6) será escolhida a Rainha Junina Mirim Municipal. No sábado, dia 7, será a vez da representante estadual. Os dois eventos têm, em média, 17 candidatas inscritas e acontecerão a partir das 20 horas no Ginásio do Bairro São João.

Serão oito candidatas no concurso municipal e nove, no estadual. A Prefeitura apoia o concurso, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e já está na segunda edição, promovido pela Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto), em parceria com a Comunidade Junina de Araguaína (Cojuara).

Regulamento
No regulamento, meninas de até 12 anos de idade, no máximo, estarão participando e terão quatro minutos para apresentarem sua temática. O figurino, a música e a desenvoltura serão avaliados conforme a simpatia, elegância e beleza das concorrentes. Cerca de sete jurados vão eleger a Rainha Mirim 2016.

O coordenador de quadrilhas Rogério Cunha explicou que a temática do Concurso da Rainha Junina Mirim busca das suas candidatas uma intimidade maior dos grupos com os temas escolhidos. “Se o tema, por exemplo, é perfume das flores, o figurino da participante representará o perfume das flores, a música deve lembrar isso, a desenvoltura, o cenário... é todo um envolvimento”, disse.

Eventos juninos
Ainda em maio, nos dias 14 e 15, será realizado o Concurso Estadual de Casal de Noivos e Casal de Reis do Tocantins, em Palmas. Já a escolha da Rainha do Arraial será no dia 28 de maio, às 20 horas, no Parque Cimba.

O Festival de Quadrilhas Juninas São João do Cerrado 2016 também será no parque, pela primeira vez, nos dias 24, 25 e 26 de junho. Em julho, nos dias 2 e 3, acontecerá o Festival Estadual de Quadrilhas, com a participação das quadrilhas araguainenses.