Além das inovações tecnológicas e os avanços no manejo de pastagens e rebanhos, outra ação informativa aos produtores que visitarem a 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2016) também chama a atenção. Para evitar prejuízos e perdas em rebanhos, o reaproveitamento de restos culturais do abacaxi, tão comuns no Tocantins, podem agora ser reaproveitados na produção de silagem animal. A Agrotins prossegue até o dia 7 de maio, das 9 às 17 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A palestra “Utilização de palhada de abacaxi pérola na alimentação de bovinos”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Genebaldo Queiroz, nesta sexta-feira, às 10 horas, no auditório 2, no Pavilhão da Agricultura.

Segundo Genebaldo Queiroz, outro fator importante do reaproveitamento vegetal é que, em regiões com condições climáticas adversas ou em situações de intempéries ambientais como estiagem prolongada, a silagem pode ser utilizada como alimento aos animais. “Verificamos que a silagem de matéria vegetal do abacaxi é tão nutritiva quanto à silagem derivada do milho”, afirmou. 

Ainda segundo o gerente, outro fator importante sobre o reaproveitamento vegetal é que ele pode inserir mais uma fonte de renda ao produtor tocantinense. “Não só o produtor de abacaxi pode ser beneficiado, mas também o pecuarista, porque ele vai encontrar mais uma forma de nutrição animal”, ressaltou.

Este ano, o tema da feira é “Tecnologia a Favor do Homem e da Natureza”. Na proposta de discussão, estão trabalhos de monitoramento por meio de produção de imagens em equipamentos aéreos não tripulados (drones), auxílio de células fotovoltaicas (energia solar) em iluminação rural, bombeamento de água, entre outros.

Realização

A Agrotins é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e vinculadas, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins).