Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Em meio a uma das maiores crises financeira enfrentada no Tocantins, deputados destinam mais de meio milhão de reais para o 1º Circuito Cultural de Araguaína.  São quatro noites de shows e farra, bancados com dinheiro público.

Estrutura

A estrutura para o evento foi montada no estacionamento do estádio Mirandão e conta com dois palcos, som e iluminação.  Além de 14 banheiros químicos, tendas e vagas de estacionamento.  A abertura foi na noite desta quinta-feira (5) e o encerramento será no domingo (8).

Programação

De acordo com o vídeo promocional, o evento conta apresentações de artista como Cleber e Cauan, Leadro de Luca e Emylle e Breno.  E tem apoio cultural de oito parlamentares, incluindo a bancada de Araguaína, e Governo do Estado. Apesar de a entrada ser gratuita, o AN apurou que havia cobrança no estacionamento.

Autores das emendas

Os recursos, na ordem de R$ 640 mil, foram destinados ao evento através de emendas de deputados estaduais.  Os autores são: Elenil da Penha, Júnior Evangelista, Valderez Castelo Branco, Cleiton Cardoso, Olyntho Neto, Wanderlei Barbosa, Osires Damaso e Jorge Frederico.  

Pouca divulgação

O evento saiu bem mais caro que o Carnabalada, que possui programação variada e também por quatro noites. A exemplo de 2015, a gestão municipal gastou em torno de 400 mil reais. E nesse ano a festa foi cancelada para usar o dinheiro na reforma da Rodoviária. Apesar de ter sido R$  240 mil reais  a mais, a festa “1º Circuito Cultural de Araguaína” foi pouco divulgada.  

Versão do Estado

Em nota, o Governo Estadual informou que seu apoio ao evento foi apenas  via emendas parlamentares, que têm caráter impositivo, mas não informou qual valor destinado a cada deputado.

As emendas são destinadas aos parlamentares que, por sua vez, definem para onde querem direcionar a verba, neste caso, para apoiar a realização do 1º Circuito Cultural de Araguaína,” explicou.

Sobre a cobrança do estacionamento, o Estado informou que tal resposta seria com o Instituto Araguaia Tocantins, organizador do evento.  A reportagem não conseguiu contato com a organização.

O AN buscou informações junto à Assembleia Legislativa, mas a assessoria informou que se trata de emenda parlamentar e por isso não se manifestaria.