Em Araguaína, foram imunizadas durante a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza (H1N1), de 30 de abril a 20 de maio, mais de 34 mil pessoas. A meta, que era vacinar 80% do público-alvo, foi ultrapassada. A vacinação segue até a próxima quarta-feira, dia 25, nas 19 unidades básicas de saúde (UBS), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Samilla Braga, após essa data, as vacinas estarão disponíveis apenas para crianças. “Agora temos apenas os lotes para a segunda dose de vacinação, para os bebês de seis meses a crianças de cinco anos que tomaram a dose pela primeira vez”, explicou.

A coordenadora acrescentou que, além da vacina, os pais devem ter cuidados com os bebês para evitar possíveis contágios, como evitar locais com aglomeração e lavar as mãos com álcool gel, por exemplo.

Somente no Dia D da campanha, 30 de abril, foram vacinadas mais de nove mil pessoas. O restante dos atendimentos foram nos outros dias da campanha nas UBS.

Atendimentos nas UBS 
Quem ainda não tomou a vacina deve ir à UBS mais próxima, munido de um documento com foto e cartão de vacinação.

Podem vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou aborto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.