Adriana Grigolo/Ascom Setas

Ser bom profissional, ter competências técnicas, possuir ideias inovadoras e criativas, cabe a qualquer profissional que deseja ter uma carreira bem-sucedida. Ser ético, ter comportamento e relacionamento interpessoal, desenvolver habilidades para trabalhar em equipe, saber buscar e aplicar soluções para os problemas, entre outras características, são qualidades valorizadas por quaisquer empresas ou gestor.

Com o objetivo de ajudar os profissionais a desenvolverem uma boa conduta no ambiente de trabalho e numa entrevista de emprego, seguindo normas e valores, possibilitando ao futuro trabalhador a oportunidade de crescimento e a conquista de um novo emprego, o Sistema Nacional de Emprego (Sine/TO), disponibiliza ao público em geral cursos e palestras com direcionamento nos aspectos ético e comportamental, além de serviços de Psicologia Organizacional, que atua nos processos de seletivos, onde geralmente são realizadas entrevistas, dinâmicas em grupo, testes com a finalidade de avaliar o perfil do candidato e dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego são repassadas ao candidato.

O instrutor de cursos e palestrante do Sine/TO, Adilton Cruz Coêlho alerta que é de fundamental importância os profissionais seguir os princípios éticos.  “As empresas estão cada vez mais seletivas em relação aos seus colaboradores e, não basta ter uma boa formação acadêmica ou ser competente no que faz, o trabalhador precisa ter uma boa conduta que possa estabelecer bons relacionamentos, respeito, credibilidade e confiança”, aconselha o instrutor.

A psicóloga do Sine/TO, Alessandra Martins explica que estar seguro é fundamental durante uma entrevista de emprego. “Durante a avaliação tudo o que você disser e fizer estará sendo avaliado, é preciso também ficar atento a alguns detalhes de como se portar, que vai fazer toda a diferença na hora do resultado”, aconselha à psicóloga. Segundo ela, o candidato deve sempre ser sincero, ter, tranquilidade ao dialogar, usar respostas completas, manter a postura, ter uma boa apresentação, usar roupas discretas, evitar decotes e acessórios extravagantes e cuidar da higiene pessoal, recomenda.

O sucesso da carreira dependerá das metas a serem traçadas pelo profissional, os quais deverão estar igualados aos objetivos da empresa. Mas esses só poderão ser alcançados com Ética e Postura Profissional no seu dia a dia.