Redação/Araguaína Notícias

Por meio de nota, o Sisepar (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais De Araguaína), a Câmara Municipal e a Comissão de Direitos Humanos da OAB – de Araguaína lamentaram a morte do agente de trânsito Agenison Pereira Jorge, 28 anos.

O Sisepar, através do presidente Carlos Guimarães Valadares, declarou que a “perda do agente de trânsito, além de representar uma dor imensa aos familiares e amigos, é um golpe sentido também por todos os servidores públicos municipais da nossa cidade”.

O Sindicato lembrou que agentes de saúde também têm sofrido com insegurança, sendo alvos de assaltos. E adiantou que será marcada uma reunião com os agentes de trânsito nesta segunda-feira 30 para tratar da segurança da categoria.

A Câmara Municipal de Araguaína também emitiu nota de pesar lamentando o ocorrido e afirmou que “continuará trabalhando por uma segurança mais atuante e preventiva”.

 

Já a Comissão de Direitos Humanos da OAB – Subseção de Araguaína, expressou “profunda indignação com o descaso por parte de nossos governantes” para com Araguaína bem como o estado que está à mercê da violência. A OAB repudiou o ato de violência contra o agente e afirmou reconhecer o trabalho das polícias Civil e Militar no combate a criminalidade, mas que também vê “a falta de suporte dada por parte de nossos governantes aos mesmos”.

Confira as notas na íntegra

SISEPAR

"É com extremo pesar que O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ARAGUAINA – TO (SISEPAR), recebe a notícia do falecimento do agente de trânsito municipal de Araguaína Agenison Pereira Jorge, na tarde dessa sexta feira 27. A perda do agente de transito, além de representar uma dor imensa aos familiares e amigos, é um golpe sentido também por todos os servidores públicos municipais de nossa cidade. Não é de hoje que os nossos servidores vem sofrendo com essa insegurança, por várias vezes agentes de saúde sofreram assaltos, assim também como nossas unidade básicas de saúde viraram alvo de assaltantes e agora o pior ocorreu com a morte de um servidor que no ato de sua função foi brutamente  assassinado.  É inconcebível que um jovem morra de maneira tão brutal, apenas por ser o que é.

O sindicato SISEPA já marcou uma reunião para esta segunda feira 30 com os agentes de trânsito para tomarmos as providências cabíveis em relação a segurança desses profissionais. O servidor contribuiu no curto tempo de atividade com dedicação, profissionalismo, honestidade e comprometimento com sua função por tanto a Diretoria do SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICOS MUNICIPAIS DE ARAGUAINA – TO (SISEPAR) lamenta o ocorrido, nada justifica tal atitude. A vida de um trabalhador foi tirada de forma covarde, uma perda inestimável para todos nós.

Por fim, reiteramos que estamos profundamente abalados com o ocorrido. O sindicato se solidariza com todos os integrantes da AMTT, pelo falecimento do agente de trânsito. Quando um Servidor Público morre em pleno cumprimento do dever, torna o fato ainda mais lamentável. Esperamos que Deus conforte a família e proteja a todos os componentes da agência de trânsito.

 Carlos Guimarães Valadares                                        Dilson Junior S. Costa

 

     Presidente SISEPAR                                              Secretário Geral SISEPAR"

 

Câmara Municipal de Araguaína

"O Vereador Marcus Marcelo, Presidente da Câmara Municipal de Araguaina lamenta com muita tristeza a perda do agente de trânsito  Agenison Pereira Jorge de 28 anos, ocorrido na tarde desta sexta feira 27, vítima da brutal violência que assusta nossa Araguaina. O agente foi alvejado no exercício de sua função, quando no centro de Araguaína trabalhava fiscalizando nosso trânsito. Confiamos na agilidade das nossas polícias e acreditamos que a justiça punirá devidamente o culpado, como também continuaremos trabalhando por uma segurança mais atuante e preventiva. Rogamos a Deus que acalme o coração de seus familiares e amigos.

MARCUS MARCELO"

Comissão de Direitos Humanos da OAB – Subseção de Araguaína – TO

NOTA DE PESAR.

 

                         A Comissão de Direitos Humanos da OAB – Subseção de Araguaína – TO, expressa profunda indignação com o descaso por parte de nossos governantes, a Cidade de Araguaína, bem como o nosso Estado está à mercê da violência. A falta de segurança amedronta e faz o cidadão como refém da marginalidade que toma conta de nossa Cidade, a falta de investimento na segurança pública faz com que o índice da criminalidade aumente deixando as famílias vivendo momentos de medo e insegurança.

                         O fato ocorrido na ultima sexta feira (27) foi só mais uma vida ceifada de forma brutal, fria e irresponsável, a Comissão de Direitos Humanos OAB-Subseção Araguaína – TO vem mostrar a sua indignação com o fato ocorrido, pois crimes como esse vêm se tornando corriqueiros no nosso dia a dia. Reconhecemos o grande trabalho realizado por nossa incansável polícia militar e polícia civil no combate à criminalidade, assim como enxergamos a falta de suporte dada por parte de nossos governantes aos mesmos.

                         Sendo assim a Comissão de Direitos Humanos OAB – Subseção de Araguaína –TO, expressa o seu mais veemente repúdio aos gravíssimos crimes que vem ocorrendo de forma brutal e corriqueira em nossa Cidade, é necessário que seja tomada atitudes de tamanha urgência para que a criminalidade seja combatida de forma mais dura, não deixando a sociedade refém e amedrontada. Que o Governo do Estado vire o olhar em direção à segurança pública, dando ao cidadão Araguaínense e Tocantinense o seu direito resguardado por nossa Carta Magna de 1988, o direito á uma segurança pública digna, que os pais tenham o direito de acompanhar seus filhos crescerem, tendo uma vida segura e sem medo.

                         A Comissão vem através da nota se solidarizar as famílias que perderam seus entes queridos através da violência urbana que hoje toma conta de nossa Cidade e Estado, em especial a família do agente de trânsito Agenison Pereira Jorge, que teve sua vida ceifada de forma brutal, irresponsável e fria, a Comissão cobra de nossas autoridades competentes uma investigação bem rígida e que o verdadeiro autor desse crime bárbaro seja devidamente punido nos termos da Lei, para que outras vidas não sejam tiradas e que famílias não tenham seus entes queridos ceifados por essa criminalidade quem vem tomando conta de nossa Cidade.

                         Por fim, fica aqui nosso extremo repúdio pelo o acontecimento, por ver um jovem que possuía uma vida promissora pela frente, e o mais repugnante de se ver, um ser humano que no âmbito do seu trabalho, exercendo seu papel de cidadão de bem e cumprindo com sua função, tenha sua vida ceifada de forma brutal, a Comissão se sente enojada com a situação que nosso Estado se encontra nos dias de hoje em relação à segurança pública, fica aqui nosso imenso pesar a essa família que se encontra em um terrível momento de dor e nosso sentimento de revolta, e esperamos que os nossos Governantes através dos nossos Poderes Legislativo e Executivo tome as medidas extremas para que o cidadão possa ter sua vida de volta. E que seja devidamente cobrado do verdadeiro autor desse crime bárbaro e o mesmo seja punido pagando pelo crime que cometeu não deixando se sobressair o horrível e inaceitável sentimento de impunidade.

 

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS – OAB SUBSEÇÃO DE ARAGUAÍNA – TO.

Zacarias Júnior R. da Silva

Marcos Espindola

Ozires Moreira Carneiro

Samara Mourão dos Santos