Fernando Almeida/Araguaína Notícias

A morte do agente de trânsito Agenison Pereira Jorge, 28 anos, em Araguaína na última sexta-feira (27) desencadeou manifestações a nível nacional.  Ao menos em 12 estados e no Distrito Federal ocorreram atos na manhã desta segunda-feira (30).

Ato em Araguaína

Em Araguaína, onde o crime ocorreu, o clima era de tristeza entre agentes de fiscalização. O ato recebeu apoio de órgãos de segurança e fiscalização como PRF, PM, Procon Vigilância Sanitária, Detran, Agentes de Trânsito, Samu, taxistas e moto-taxistas. 

A manifestação saiu da BR 153, passou pelo centro comercial e se encerrou na Praça das Nações com um minuto de silêncio, outro de buzinaço e o terceiro de apitaço. O clima entre os colegas de Agenison era de consternação, união e desejo de Justiça.

Consternação e pedido de Justiça

  
Agente de trânsito Valdeci Delmondes. 

Em entrevista ao AN, o agente de trânsito Valdeci Delmondes, que chorou durante o ato, resumiu em palavras  o sentimento e o desejo da classe.

â??Hoje estamos enlutados e tristes por conta deste atentado que aconteceu contra a vida do nosso companheiro. No ato de sua função foi morto banalmente. Esperamos hoje que a segurança pública possa de fato existir na cidade  Araguaína e que a clandestinidade possa acabar. Todos os órgãos de segurança pública estão unidos e isso não nos intimidará. Nós vamos achar o culpado e ele vai ser responsabilizado.

Gustavo Fidalgo, presidente da AMTT, enfatizou que a manifestação pacífica visa ‘justamente’ homenagear o agente assassinado. E que o ato ocorre em outros 11 estados de norte a sul do Brasil.

Também houve manifestação em Guaraí, região central do estado, onde viaturas do Detran acionaram a sirene e circularam com bandeira em sinal de luto.

O crime

O agente de trânsito Agenison foi morto na última sexta-feira com o tiro na região do abdômen. Ele estava de serviço quando um homem efetuou o disparo e fugiu numa moto. A prefeitura de Araguaína oferece uma recompensa de R$ 5 mil a quem der informações que levem a prisão dos envolvidos.

Sepultamento

O corpo de Agenison foi sepultado em sua terra natal, a pequena cidade de Formosa da Serra Negra-MA.  O caixão foi carregado por agentes de trânsito de Araguaína que se deslocaram até a cidade maranhense para prestar última homenagem e dar  adeus ao colega de trabalho, morto em serviço.

Ato nacional

Em razão da morte de Agenison, o Sindicato Nacional dos Agentes de Trânsito e Transporte convocou manifestação para esta segunda-feira (30) em repudio ao ocorrido em Araguaína.  O agente de trânsito de Jacobina (BA) Robson Guedes afirmou que a categoria está consternada. “O criminoso atingiu toda a nossa categoria, gerando um sentimento de revolta, pela qual também vamos cobrar respostas do poder público no âmbito nacional” declarou.

Estados onde houve manifestação

Acre

Rio Branco - Praça da Revolução, Centro

Alagoas
Maceió – Frente a SMTT

Bahia
Brumado- Praça Capitão Francisco de Souza Meira
Cruz das Almas - Praça Senador Themístocles
Ilhéus - Praça Visconde de Cairu, Centro
Itabuna - Praça Adami
Jacobina - Praça Rio Branco
Salvador - a informar
Vitória da Conquista - Praça Barão do Rio Branco
Feira de Santana, praça da prefeitura.
Itapetinga, praça do Boi.


Distrito Federal
Brasília - Praça do Buriti, Plano Piloto

Mato Grosso
Cuiabá -

Mato Grosso do Sul
Campo Grande -

Pernambuco
Caruaru - Praça do Marco Zero, Centro
Recife - Praça do Marco Zero, Centro-Recife Antigo

Piauí
Teresina -

Rio Grande do Sul
Porto Alegre -

Roraima

Boa Vista - Praça do Centro Cívico

São Paulo 
Itaquá - Praça Padre João Alves, Centro 
Itapecerica da Serra - Praça João Pessoa, Centro

Tocantins
Araguaína - Entroncamento da Cônego João Lima
Guaraí - BR 153