A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) passam a assumir a gestão plena do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), localizado em Araguaína, nesta quinta-feira (02), às 09 horas, em ato solene que contará com a presença de autoridades, imprensa e demais envolvidos no processo de transição do HDT do Estado para a UFT/Ebserh. Melhorias físicas, investimentos no ensino e pesquisa, e ampliação dos recursos humanos marcam esta nova etapa na história dos 27 anos do HDT.

Para o reitor da UFT, Márcio Silveira, este será um momento muito importante para a sociedade do Estado do Tocantins como um todo, especialmente para a região que circunscreve o município, pelo fato de ser um hospital de referência na área de doenças infectocontagiosas envolvidas na questão dos trópicos. “É muito relevante o papel da universidade porque, além de atender a população com qualidade, também vai poder desenvolver a pesquisa e exercer o ensino, através da criação do curso de Medicina. Acredito que a UFT tem essa missão social, pois representa um impacto muito grande na formação dos estudantes de medicina. Deste modo exercemos o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão”, pontuou.

De acordo com o superintendente do HDT, José Pereira Guimarães Neto, a partir deste ato simbólico, a equipe consolida um sonho construído por várias pessoas, no qual cada um tem sua contribuição e, de agora para frente, assumem a missão de continuar prestando um serviço humanizado de qualidade, buscando a excelência no atendimento.

Ensino e Pesquisa

O gerente de ensino e pesquisa do HDT/UFT, Antônio Oliveira dos Santos Junior, explica que estão trabalhando na abertura de cinco novos programas de residência médica para o ano de 2017. “Trata-se de um estágio prático-teórico de complementação especializada nas mais diversas áreas do conhecimento médico. Estarão disponíveis pela UFT, tendo como um dos campos de estágio o HDT/UFT. As residências médicas serão nas áreas de dermatologia, oftalmologia, pediatria, nefrologia e infectologia, além da já em andamento residência em Medicina de Família e Comunidade”, disse.

Ainda com relação ao ensino, o gerente comentou que sua equipe tem atuado para permitir a possibilidade de convênio entre o HDT/UFT e outras instituições de ensino superior e técnico da região, “sempre visando o melhor para a nossa comunidade, e aproveitando toda a potencialidade do hospital como campo de estágio. Também estamos fazendo um levantamento da experiência prévia dos novos funcionários Ebserh das áreas assistenciais para avaliar a possibilidade de, futuramente, instituir programas de residência multiprofissional”.

No campo da pesquisa, foi iniciado processo para criação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), vinculado aos órgãos nacionais, que possibilitará a autorização e acompanhamento das pesquisas que futuramente serão realizadas no hospital. Outra ação é o assessoramento à Gerencia de Atenção à Saúde na abertura do serviço de cirurgia geral do HDT.

Ampliação no quadro de profissionais na área assistencial e administrativa

Um impacto bastante positivo já é observado pelo gerente de atenção à Saúde, Hilário Fábio Araújo Nunes, em relação à ampliação das especialidades ofertadas pelo hospital. “Estamos buscando autonomia por meio de novas especialidades para prestar uma assistência com qualidade, ofertando ao usuário um serviço que proporcione atenção integral, gerando maior segurança ao paciente”, comentou.

O HDT/UFT atende as especialidades de infectologia (adulto e pediátrica), pneumologia, hepatologia, ginecologia, dermatologia, pediatria (geral e especializada), clínica médica e clinica cirúrgica. No início de junho serão ofertados os serviços em cardiologia e hematologia.

Com concurso já realizado e resultado homologado, profissionais das áreas de urologia, nefrologia, neurologia, psiquiatria, medicina intensiva, medicina do trabalho, anestesiologia, gastroenterologia; e das especialidades de apoio diagnóstico: médico ultrassonografia, médico radiologista e médico ecocardiografia; aguardam serem chamados para contratação. A realização do concurso foi um passo relevante desta nova gestão do HDT, que possibilitou a formação do quadro de funcionários atual. Foram ofertadas 275 vagas nas diversas áreas para contratos imediatos e para cadastro reserva. Até o momento, foram contratados 108 novos profissionais.

Melhorias físicas

A Unidade Hospitalar possui uma área total de 6.960 m², com uma área construída de 3.860m²  onde foram realizadas adequações do espaço físico para receber os novos funcionários e novos setores. Dentro da nova acomodação destaca-se o cabeamento estruturado, implantação de internet, mobílias novas, computadores, pintura interna e externa, dentre outras.Resultados da melhoria: Aumento da taxa de ocupação variando de uma média de 40% no ano passado para 59% atualmente. Essa aumento deve-se principalmente na disponibilidade de médicos na clínica médica e aumento na oferta de profissionais na clínica pediátrica.

Perfil das pessoas assistidas

Geralmente o perfil das pessoas assistidas no HDT/UFT são pacientes com agravos estigmatizantes e crônicos, em sua maioria, que interferem no convívio familiar e em sociedade; pessoas fragilizadas com um diagnóstico de difícil aceitação, interferindo na adesão ao tratamento e em sua qualidade de vida, e também usuários indígenas. O HDT recebe pacientes de diversas partes do Estado e do país, sendo em maior parte de Araguaína e demais municípios do Tocantins, além de pessoas dos estados do Pará, Maranhão e Piauí.