A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer encaminhou à Câmara Municipal, o projeto de lei sobre a Criação da Clínica Escola no Município de Araguaína. O objetivo do projeto é atender crianças, adolescentes e jovens com transtorno global do desenvolvimento, com especialidade na área do autismo.

A inclusão social do autista em escolas de ensino regular é o foco principal do projeto. “É muito importante o acompanhamento de crianças, adolescentes e jovens com autismo, visto que prejuízos cognitivos e comportamentais podem ser minimizados com uma correta abordagem pela família e pelos profissionais que trabalham diretamente com eles”, afirmou o secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley Oliveira.

Ainda de acordo com o secretário, são 200 crianças diagnosticas com autismo no Município, que serão beneficiadas com o projeto. Professores e outros profissionais já estão sendo capacitados para atender o público-alvo.
,
A clínica será instalada no Centro de Fisioterapia Rivaldo Ferreira Miranda, no Bairro São João. “Por esse motivo não vamos gerar despesas extras visto que o prefeito Ronaldo Dimas já está cuidando destes detalhes e os recursos serão municipais, com auxílio federal e estadual”, explicou.

A lei aponta no artigo 2º que os princípios da criação da clínica se baseiam na autoestima, liberdade e respeito às diferenças, como base para a constituição e fortalecimento de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.