Joselita Matos/Ascom prefeitura

Os moradores do Araguaína Sul e setores vizinhos agora têm um espaço para praticar exercícios físicos e melhorar a sua qualidade de vida. O prefeito Ronaldo Dimas entregou no final da tarde desta quarta-feira, 29, a academia ao ar livre na Área de Lazer Guaíba, localizada na Avenida Guaíba, no bairro. O local é o segundo entre os 12 pontos da cidade que vão receber academias ao ar livre.
 

Foto: Marcos Filho/Ascom prefeitura

Durante a entrega da academia, Dimas ressaltou as parcerias público-privada entre a Prefeitura de Araguaína e diversas empresas, como a Minerva S.A., que possibilitou a instalação da academia e também das outras que ainda serão implantadas na cidade.
 
“Urbanizamos esse trecho da Avenida Guaíba em parceria com o Baratão para que servisse para a população que mora aqui e na região. A instalação da academia foi através da parceria com o frigorífico Minerva, e assim estamos garantindo para a comunidade do bairro e de setores vizinhos um espaço que possam fazer seus exercícios físicos e melhorar a sua qualidade de vida”, completou o prefeito.
 
Estiveram presentes na solenidade de entrega vereadores, secretários municipais e a comunidade do local que já está aproveitando a academia.
 
Melhoria de vida
Para a moradora do Setor Morada do Sol 3, dona Firmina Pereira Dias, a comunidade estava precisando de uma academia como esta para a prática de atividade física. “Bom demais essa academia. Porque o corpo dói demais, dói tudo. E a gente tem que fazer alguma coisa, né? Tava precisando demais da academia aqui”, disse praticando exercício em um dos equipamentos.
 
Outra que também aprovou a academia foi a cozinheira Luzinete Ferreira Fé, que mora no Araguaína Sul. “Foi boa demais, maravilhosa, coisa melhor do que isso não tem; tava precisando”, contou Luzinete.
 
Dona Iraci Maria é outra moradora assídua do espaço. “A academia é muito boa. Tô gostando muito, tô vindo todo dia aqui. Aí nós temos um personal, que é o Rafael, aí ele vem na segunda, na terça, no sábado e no domingo. Aí a gente já sabe que ele vem nesses dias pra dar aula pra gente; no dia que ele não vem, a gente vem do mesmo jeito, porque ele já ensinou. Aqui tava precisando demais de uma academia dessas”, afimrou agradecendo pela instalação da academia.
 
O professor de Educação Física e personal trainer na academia, Rafael Gabarrão Silva, comentou sobre a receptividade. “A finalidade desta academia da melhor idade é voltada para a qualidade de vida da comunidade daqui do Araguaína Sul e dos setores vizinhos. A gente tem uma clientela muito boa, eles gostaram muito, pois é uma coisa nova que não tinha no município”, comentou.
 
Equipamentos
Os aparelhos instalados na academia são bicicletas, paralela, barra fixa, puxador de costas, simulador de caminhada, prancha lateral, elíptico e giro diagonal, todos com pintura eletrostática, que evita a ferrugem e reduz o atrito. As academias ao ar livre têm como principal objetivo oferecer lazer e vida saudável à população.
 
A instalação de academias ao ar livre é viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína e empresa Minerva S.A., que investirá R$ 1,2 milhão por ano, durante três anos, para custear obras, produtos e serviços para a comunidade.