Fernando Almeida/Araguaína Notícias

O Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, visitou Araguaína na manhã desta quinta-feira (30) para inaugurar um trecho da BR 153.  Durante solenidade no auditório da Fieto, ele ouviu cobranças de lideranças políticas e falou das ‘prioridades’ do Governo Federal para o Tocantins.

Na oportunidade, o prefeito Ronaldo Dimas aproveitou para cobrar melhorias para o Aeroporto de Araguaína. Afirmou que dentre 300 projetos de reformas de aeroportos em todo o Brasil, o de Araguaína é o mais adiantado e já se encontra pronto para ser licitado “Até 30 dias atrás era o único que tinha licenciamento ambiental.”  

O prefeito enfatizou há necessidade de alongar as cabeceiras do terminal e instalar novos equipamentos.  Segundo Dimas, com a implementação destes itens de segurança, as companhias áreas que usam jatos iniciam as operações em Araguaína.  E o resultado será o desenvolvimento da região.

Para reforçar o pedido, a Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína) entregou um documento nas mãos do Ministro cobrando melhorias com urgência para o Aeroporto.

Em resposta, o Ministro Maurício Quintella assegurou que fará todo empenho para agilizar o processo. “O aeroporto [de Araguaína], é, talvez, a prioridade nº 1 do país. Se não for, a gente vai fazer para que possa ser.”

Ele ainda afirmou que o lançamento do edital de licitação para a construção da ponte de Xambioá sai em agosto.  O projeto está orçado em R$ 160 milhões e a bancada federal do Tocantins destinou R$ 100 milhões.

Na oportunidade, o Ministro participou também da solenidade de inauguração da reforma de um trecho da BR 153â?? entre Wanderlândia e Presidente Kennedyâ?? de cerca 210 quilômetros.