Fernando Almeida/Araguaína Notícias

A vice-governadora, Cláudia Lelis , assegurou  nesta quinta-feira (30) que o Estado vai instalar 10 leitos de UTI Pediátrica em Araguaína.   A garantida foi dada às integrantes da Associação de Mães que Amam (AMA), após solenidade no auditório da FIETO.

Cláudia conversou com as mães depois de participar da visita do Ministro dos Transportes Maurício Quintella Lessa. Márcia Carvalho, integrante da associação, falou sobre a cobrança a vice -governadora. “A gente tá vindo pessoalmente junto a ela, aproveitando essa oportunidade aqui na cidade, para que ela leve esse recado ao governador. (...) Muitas crianças tem perdido a vida por conta disso [falta de UTI pediátrica].”

Em resposta, Cláudia Lelis garantiu que o Estado vai atender a demanda.  A reinvindicação desta mães está em andamento. (...) Em um futuro bem breve essas mães vão puder contar com essa UTI para nossas crianças,” assegurou.

Entretanto, ela não deu prazo para a implantação dos leitos de UTI. “Nós já estamos dando todo o encaminhamento. Eu não tenho este prazo específico agora. Mas o secretário de saúde já tem determinação do nosso Governador Marcelo Miranda de fazer com que isso aconteça o mais rápido possível.”

A cobrança da AMA, formada por quase 400 mães, tem se intensificado nos últimos dias com a morte de crianças por falta de UTI Pediátrica.

Um relatório  da Secretaria Municipal de Saúde (20/01/2014) encaminhado ao Ministério Público Estadual aponta que entre 2011 e 2013, morreram 97 crianças no HMA.  

No ano de 2010 constam 18 óbitos de crianças, que aguardavam atendimento ou condições técnicas para transferência.  E de que de 2013 até 2016, mais de 100 crianças perderam a vida por falta de UTI Pediátrica, segundo a AMA.

Leia+

Após morte de cem crianças, Associação de Mães cobra do Estado implantação de UTI Pediátrica