O Governo do Estado apontou que o Tocantins se destaca a cada ano por ser um dos estados brasileiros mais seguros para se viver no Brasil e por ter a Polícia Militar (PM) como uma das menos corruptas e mais confiáveis do País. Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo do Governo do Estado que vem investindo na segurança pública como forma de garantir melhor qualidade de vida para a sociedade tocantinense.

Equipamentos

Somente neste primeiro semestre de 2016, o Governo do Tocantins entregou 40 novas viaturas à PM, que já estão reforçando o policiamento ordinário em diversas cidades do Estado. Foram entregues ainda 3.000 novos pares de coturno e 880 coletes de proteção balística. O material de uso pessoal dos policiais militares e as novas viaturas garantem melhores condições de trabalho aos profissionais e, consequentemente, uma melhor prestação de serviço à sociedade.

 Infraestrutura

 Na parte estrutural, a PM recebeu uma nova sede para o 3º Pelotão Destacado da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) na cidade de Gurupi, e o novo Centro Integrado de Reabilitação e Readaptação da Polícia Militar (CIRR) na cidade de Palmas, inaugurado no mês de abril.

O CIRR já atua na reabilitação física e mental de militares acometidos por doenças, lesões e traumas adquiridos no exercício da profissão e coopera ainda para a reinserção do profissional no ambiente de trabalho. A estrutura conta com uma equipe multifocal para atender policiais e bombeiros militares em três linhas de ação: periódicos de saúde física e mental, junta médica e readaptação física.

No mês de junho, a PM recebeu uma nova sede para o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em Palmas. A unidade, que funcionava de forma precária em um local improvisado, agora conta com estrutura completa e novos equipamentos.

Convênios

Durante o evento de inauguração do BPMA, a Polícia Militar assinou ainda dois Termos de Parceria que garantem investimentos para o Batalhão Ambiental. O primeiro termo foi firmado com a Investco, que repassará ao BPMA o valor de R$ 240.625,30, que será investido na melhoria das instalações físicas nas unidades do interior do Estado, na aquisição de equipamentos e no pagamento de diárias.

O segundo Termo de Parceria foi firmado com a Enerpeixe, concessionária de serviços elétricos da Usina Hidrelétrica de Peixe. O convênio repassará à Polícia Militar o valor de R$ 201 mil, cuja destinação será estabelecer ações de controle e fiscalização integrada e compartilhada com o poder público estadual, a serem realizadas pela Polícia Militar Ambiental. Em contrapartida, a Enerpeixe realizará aporte financeiro aos programas e projetos propostos, apoiando ações de educação, controle e fiscalização ambiental.

Ainda na área ambiental, houve a Renovação do Termo de Cooperação Técnica entre PM e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para as atividades do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que funciona em Araguaína e trata animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, vítimas de atropelamento, queimadas, transportes ilegais e mantidos em cativeiros de forma irregular. O centro é atualmente a principal referência de trabalho no Estado nos cuidados com animais silvestres e o único lugar do Tocantins autorizado a recebê-los.

Qualificação

Profissional O Governo do Tocantins tem investido também na capacitação dos policiais militares com a realização de cursos e instruções. Mais de 200 policiais militares já foram formados ou capacitados neste primeiro semestre do ano. Dentre os cursos ofertados estão o 1º Curso de Combate ao Narcotráfico e Armas – Ocna e Identificação Veicular, realizado para 72 militares em Palmas; o 5º Curso de Formação de Agentes de Trânsito do Detran/TO, com 31 policiais militares em Araguatins; os cursos de Força Tática, em Palmas, Gurupi, Araguatins e Colinas do Tocantins, dentre outros.

Um profissional foi qualificado para atuar como técnico explosivista policial e outro como instrutor de tiro, em cursos realizados na Polícia Militar do Distrito Federal (DF). Outros dois policiais militares concluíram, na Paraíba, o 7º Curso de Ações Táticas Especiais (7º Cate/2016).  A Diretoria de Ensino e Instrução da PM já trabalha para que, no próximo semestre, mais policiais militares possam se capacitar.

Colégio Militar

A PM, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), atua ainda de forma preventiva na área de educação com a implantação de mais uma unidade do Colégio da Polícia Militar, desta vez na cidade de Araguaína. A implantação da primeira unidade militar de ensino na cidade foi uma demanda antiga da população realizada pelo governo. O colégio foi implantado no prédio do antigo Centro de Ensino Médio (CEM) Dr. José Aluísio e já conta com 800 alunos.

 O Colégio da Polícia Militar tem se tornado referência no Tocantins, tanto pela qualidade do ensino como pela filosofia de valores morais e cívicos desenvolvida com seus estudantes. As unidades de Palmas, com cerca de 1.500 alunos, são exemplo de disciplina e comprometimento dos profissionais e alunos, que sempre se destacam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na eficiência da gestão escolar.

Reflexos positivos na sociedade

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos, o investimento realizado pelo Governo do Estado na área da segurança pública reflete diretamente no bem-estar da sociedade tocantinense.

“Com equipamentos de qualidade, ambiente de trabalho adequado e policiais qualificados, a população sem dúvida receberá um atendimento de maior excelência. Os números positivos da Polícia Militar no combate à criminalidade apontam que estamos no caminho certo. Ainda temos questões para serem resolvidas, mas trabalhamos dentro de nossas possibilidades para garantir um Estado cada vez mais seguro para se viver”, finalizou.