As cores que identificam os pacientes são, em ordem decrescente de prioridade, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.

A cor vermelha indica emergência, com utilidade de atendimento imediato e nenhuma espera. A cor laranja indica avaliação em até 10 minutos; são os casos de morte iminente, como parada cardiorrespiratória, infarto, politrauma.

A amarela significa atendimento urgente, com avaliação em, no máximo, 60 minutos; indica casos sem risco de morte, como trauma moderado ou leve, TCE sem perda da consciência, queimaduras menores, dor abdominal forte, convulsão.

Já a cor verde aponta menor urgência, casos de pacientes com, por exemplo, dor abdominal difusa, vômitos, diarreia, enxaqueca, gestantes e idosos assintomáticos, que são encaminhados para consulta médica em um prazo de até 120 minutos.

Por fim, a cor azul assinala casos não urgentes, que podem esperar até 240 minutos para serem atendidos. São os pacientes com infecções de pele, alergias leves, gripes, entre outros. Porém, caso a situação do paciente agrave, ele poderá ser reavaliado e reclassificado de acordo com seu quadro clínico.

Ainda de acordo com o superintendente do IBGH, um dos maiores problemas enfrentados pelas equipes de saúde é esclarecer aos pacientes que o atendimento está relacionado ao fator de risco.

“A priorização deve ocorrer por necessidade. É preciso que o paciente compreenda que nossa intenção é salvar todas as vidas, e casos graves demandam atendimentos mais rápidos”, ressalta.

Funcionamento da UPA

É importante que os cidadãos conheçam a função da UPA para utilizar o serviço sempre que necessário, de modo adequado.

A Unidade de Pronto Atendimento funciona em tempo integral, inclusive aos finais de semana. Trata-se de um serviço intermediário entre a atenção básica (ESF/UBS) e as unidades hospitalares, equipadas com consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x.

Conta ainda com leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia e uma "sala de emergência" para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital. A UPA 24 horas também está preparada para realizar pequenas suturas. 

 

COMPETÊNCIAS DA UPA

 

 

NÃO É COMPETÊNCIA DA UPA

 

Urgência e emergência traumáticas e não traumáticas

 

Consultas médicas de segmento ou ambulatoriais

Realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos

 

Abrigo de indigentes e pessoas que não procuram alguma urgência médica

 

Distribuição de medicamentos para que o paciente realize o tratamento domiciliar em situações de urgência

 

Realização de procedimentos eletivos médicos ou odontológicos

 

Apoio ao atendimento de unidades móveis do Corpo de Bombeiros como referência para pacientes com emergências, que possam lá ser resolvidas no local, ou apoio médico a  unidades básicas ou intermediárias

 

Realização de exames eletivos; Troca de curativos; Revisão de suturas e retiradas de pontos; Realização eletiva de exames laboratoriais; Internação de pacientes

 

Realização do transporte de enfermos que lá tenham recebido seu primeiro atendimento

 

Realização de procedimentos cirúrgicos

 

Estabilizar pacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para o hospital de referência

 

Distribuição de medicamentos de uso crônico