A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Sechim, recebeu nessa segunda-feira, 25, em seu gabinete, o representante do Movimento Casa do Estudante (MCE). Durante a reunião, o estudante de História do câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Danilo Garcia, solicitou apoio para participar do encontro nacional do MCE, que será realizado no Rio Grande do Sul (RS).

Na ocasião, foi debatida ainda, a elaboração de um termo de cooperação para que as quatro Casas do Estudante do Tocantins sejam repassadas à UFT.

De acordo com a secretária, a meta da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) é garantir que os estudantes tocantinenses tenham qualidade de ensino em todas as etapas do processo educacional e que todos possam ter também moradias decentes e estruturadas.

A professora reforçou que entende o momento complicado pelo qual a economia brasileira vem passando, mas ressaltou a importância da busca constante de parceiros para o desenvolvimento de ações estratégicas.

“Quero estar junto, quero pensar junto com vocês as possibilidades de parceria para recuperarmos essas casas e colocar a nossa assessoria jurídica à disposição dos estudantes para desenhar uma proposta para análise”, destacou.

Neste sentido, o superintendente de Juventude da Seduc, Ricardo Ribeirinha, destacou a possibilidade de suporte parlamentar para a reforma das moradias estudantis. Além disso, o gestor lembrou que a UFT já demonstrou interesse em gerenciar as Casas do Estudante e que possui recursos para tal.

“Nós já iniciamos os trabalhos e marcamos uma reunião entre os setores jurídicos da UFT e da Seduc para discutirmos essa transferência das casas. Para as reformas, nós temos nossa bancada na Câmara Federal e no Senado que podem direcionar emendas para financiar toda essa parte”, concluiu.