Ramila Macedo/Araguaína Notícias

O prefeito de Goiatins, Vinicius Donnover Gomes (PSD) foi preso na manhã desta quarta-feira (27) durante operação da Polícia Federal de combate a desvio de recurso do FUNDEB da prefeitura de Goiatins.

De acordo com a PF, o objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa que fraudava contracheques de servidores para contratação de empréstimo consignado.

Cerca de 110  agentes cumprem 60 mandados em quatro cidades do Tocantins â??Goiatins, Araguaína, Guaraí e Palmas â?? e um no estado do Maranhão – Carolina.

Estão sendo cumpridos 09 mandados de prisão preventiva, 04 de prisão temporária, 17 de busca e apreensão, 28 de condução coercitiva, 12 de arresto de bens e 06 de sequestro de gado. 

A PF informou que as investigações iniciaram em 2015 e revelou um esquema criminoso do qual participavam o Prefeito, a 1ª Dama, secretários de Finanças, Saúde, Recursos Humanos, Contadores dentre outros servidores que falsificavam contracheques de servidores laranjas, para obtenção de empréstimos consignados.  

De acordo com a PF, na maioria dos contracheques falsificados constava o cargo de “ Professor de Nível Fundamental”, cujo salário é pago com recursos do FUNDEB. O fato de envolver um órgão ligado a União, as investigações ficaram a cargo da Polícia Federal. 

O esquema atuava desde 2012, quando o atual prefeito Vinicius Donnover assumiu a prefeitura. Segundo a PF, estima-se que R$ 10 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos. 

Além das fraudes de contracheques, durante as investigações a PF constatou outros crimes como Fraude em licitações, crimes eleitorais, desvio de recursos públicos, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Responsáveis pelas investigações concedem coletiva na Sede da PF em Araguaína.
Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias

O delegado responsável pela investigação, Tarcísio Moraira Jr, concedeu coletiva de imprensa na sede da Superintendência Regional da PF em Araguaína na manhã desta quarta. 

Leia+

Veja quem são os 13 alvos de operação da PF na prefeitura de Goiatins com prisão decretada