Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Durante coletiva na manhã desta quarta-feira (27) a Polícia Federal deu detalhes do esquema de desvio de recursos públicos em Goiatins.   A PF disse que uma verdadeira organização criminosa se instalou na prefeitura.  O prefeito, a primeira dama, três secretários municipais e contadores foram presos suspeitos de participação no esquema.  

Segundo a PF, o esquema foi descoberto em 2015, mas já funcionava há pelo menos três anos. “Desde quando o atual prefeito [Vinícius Donnover Gomes-PSD] assumiu [o cargo] a quadrilha e a organização criminosa passaram a atuar no município,” explicou o delegado responsável pela operação, Tarcísio Moraira Jr.

O superintendente da PF, Arcelino Vieira Damasceno, relatou que o prefeito é apontado na investigação como peça fundamental do esquema. “[Sem ele], nada destes crimes poderiam ser cometidos.”

Já o delegado regional de combate ao crime organizado, Cleyber Malta, explicou sobre que os empréstimos bancário de servidores fantasmas eram pagos com recursos do Fundeb.  E que o esquema causou prejuízo na ordem de R$ 10 milhões.

De acordo a PF, a fraude consistia na falsificação de contracheques de servidores fantasmas para contrair empréstimo consignado. “Funcionários públicos da prefeitura ficavam com a maioria dos valores. Repassavam uma pequena parte para as pessoas que teriam os contracheques fraudados.” Explicou o delegado Tarcísio.  

Ao todo, a PF prendeu 13 pessoas, sendo 11 funcionários públicos.  Entre eles, estão o secretario de finanças, secretario de saúde, recursos humanos, o ex-secretário de controle interno, contadores e pregoeiros da prefeitura de Goiatins.

O delegado responsável pela investigação disse que o núcleo do esquema funcionava dentro da prefeitura.  “No decorrer das investigações foram constatados diversos outros crimes, como desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, crimes eleitorais.  O que configura uma verdadeira organização criminosa instalada na prefeitura de Goiatins,” pontuou Tarcísio.

Os presos serão encaminhados à cidade de Araguaína e ficarão da CPPA.  Na sede da PF a movimentação de jornalistas, agentes e advogados era intensa na manhã de hoje.

Leia+

PF descobre esquema que desviou 10 milhões da prefeitura de Goiatins; prefeito e secretários são presos