Elini Oliveira e Cynthia Barreto/UFT

Com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a cultura egípcia, literatura, relações econômicas e sociais entre Brasil e Egito, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) traz aos Câmpus de Araguaína e Porto Nacional o professor Maged Talaat Mohamed Ahmed Elgebaly, que é professor na faculdade de Idiomas e tradução na Universidade de Assuão (Aswan University). A visita ocorre entre os dias 28 e 29 de julho e 01 e 02 de agosto, e contará com palestras e minicurso nos dois câmpus, além de uma reunião em Palmas. 

O Departamento de Língua Portuguesa e os Programas de Pós graduação em Letras da UFT têm uma parceria de cooperação com a Universidade de Aswan, que visa uma propagação do português brasileiro no Egito e o professor Maged é um dos responsáveis por essa divulgação do português no país.
 

O coordenador geral do evento e professor da UFT, Wagner Rodrigues Silva, pontua a importância da visita para a comunidade acadêmica no geral. "Essa visita é relevante não apenas para alunos do curso de Letras, mas para outras áreas de conhecimento que tenham interesse em entender as relações entre os dois países e a influência que acordos como este podem proporcionar para todos", disse.

A visita é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propesq) em parceria com o Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Cultura e Território (PPGCult).

Saiba mais a data, horário e local das palestras e reunião:


Câmpus de Araguaína (Auditório do PPGL):

28/07/2016, às 19h30: Palestra “Questões interculturais entre o Egito e o Brasil”.

29/07/2016, às 9h: Minicurso “Literatura da imigração árabe no Norte do Brasil”;

Câmpus de Porto Nacional (Auditório):

01/08/2016, às 9h: Palestra “Questões interculturais entre o Egito e o Brasil”;

02/08/2016, às 9h: Minicurso “Literatura da imigração Árabe no Norte do Brasil”.

Câmpus de Palmas (Propesq):

01/08/2016, às 14h30: Reunião para elaboração de acordo de cooperação acadêmica entre coordenadores e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.