Araguaína, 22/11/2014 - 14:10 hs       |       ANUNCIE AQUI    |    EXPEDIENTE

Anterior

Aptos Para o Céu

06/06/2012

Anterior

Próxima

Justiça bloqueia bens de agencias de publicidade em Araguaína e do prefeito Valuar por dispensa de licitação

06/06/2012

Próxima
    em 06/06/2012 às h

    Curso de música da UNB qualifica tocantinenses



     Foto: A professora Janaina Sabina e alunos do curso de música durante aula de teclado 

    Rosana Dantas Portes é música, pedagoga e dá aulas de música há dez anos, embora ainda não possua graduação na área. Porém, a carreira de Rosana Dantas está se transformando, já que ela se encontra no último ano do curso de Licenciatura em Música ofertado pela UnB – Universidade Federal de Brasília, através da UAB – Universidade Aberta do Brasil.

    O curso é na modalidade de Ensino a Distância, o conteúdo é acessado pela internet e os momentos presenciais, como as aulas práticas, acontecem no pólo de Porto Nacional, a 50 quilômetros de Palmas. A Universidade Aberta do Brasil é desenvolvida no Tocantins pela parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, e o Ministério da Educação.

    Rosana conta que no início dos estudos achou que seria complicado “por ser um curso a distância, com aulas práticas e ter que tocar instrumentos. Mas, no decorrer das disciplinas, eu percebi que não era tão difícil assim. A gente tem contato com os professores via web, vídeos e fóruns, então ficou uma interação muito boa. O curso abriu um leque de oportunidades para mim e vou experimentando na prática com os meus alunos, em Palmas, aquilo que aprendo no curso”, conta Rosana Dantas Portes.

    O curso de Música, ofertado em Porto Nacional, teve início em 2009 e conta com 23 alunos, a maioria professores, artistas e músicos experientes e que não tinha formação específica. Neste mês de junho uma equipe do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais visita o pólo portuense para avaliar a estrutura física do local, a documentação exigida e a grade curricular do curso. A partir dessa avaliação, o curso deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação. Os demais cursos ofertados pela UnB, por meio da UAB, Teatro, Geografia e Artes Visuais, no pólo de Palmas, Educação Física e Química, no pólo de Porto Nacional, também serão avaliados para ser reconhecidos.

    Laboratório

    O pólo de Educação a Distância de Porto Nacional conta com um laboratório de música completo. São mais de 100 objetos entre equipamentos de som e instrumentos musicais modernos. Teclados, violões, caixa de som, mesa de som, guitarra, contra baixo, bateria, tamborins, entre outros, todos os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, que é o órgão mantenedor do pólo. Segundo a coordenadora do pólo de Porto Nacional, Ana Lídia Correia dos Santos Vilela, o curso é o primeiro do Estado e tem um baixo índice de evasão. “Nós estamos na expectativa de que, com o reconhecimento, poderemos abrir novo vestibular para este e os demais cursos ofertados pela UnB", pontuou.

     



    Deixe seu comentário




    Link:



      Publicidade  
    Colunistas
    Por José Américo
    Poema de Cida Ribeiro