Mais de 17 mil jovens de baixa renda, de 15 a 29 anos, poderão ser beneficiados com meia-entrada em eventos

O lançamento do Programa Social ID Jovem, em Araguaína, acontece nesta quarta-feira, 8, às 9 horas, no auditório da Fieto, localizado na Avenida Dom Emanuel, nº 1.347, Bairro Senador. O programa do Governo Federal tem como objetivo a democratização do acesso ao esporte, lazer, cultura e transporte, através da concessão de benefícios.

Com o documento concedido a jovens de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos será possível o acesso a benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto mínimo de 50% no transporte interestadual de passageiros em ônibus, trem ou embarcações.

Em Araguaína, mais de 17 mil jovens serão beneficiados pelo programa. Para se tornar beneficiário, a pessoa deve pertencer a família com renda mensal de até dois salários mínimos, estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estar atualizado pelo menos há 24 meses.

  Inscrições

A inscrição no CadÚnico será realizada no dia do lançamento do programa e também estará disponível no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para o cadastro, é necessário levar certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, conta de energia (atual), comprovante de renda (contra-cheque), declaração escolar, contrato habitacional (programa popular) e, se possível, número do NIS.

Para os menores de 18 anos, é necessário que o responsável faça o CadÚnico do grupo familiar, para que o menor possa utilizar o número do NIS da família. O programa emitirá um cartão virtual de identificação válido em todo o território nacional, por meio do site da Caixa e através do aplicativo para dispositivos móveis.