A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Vigilância Sanitária, inicia a “Operação Semana Santa” nesta quarta-feira, 16. Assim como no ano passado, a blitz de inspeção percorrerá, no período que antecede a páscoa, cerca de 50 pontos da cidade que comercializam pescados, tais como peixarias, supermercados, açougues, feiras e comércios em geral.

O principal objetivo dessa fiscalização nos estabelecimentos comerciais é verificar de onde vieram os produtos, verificar quais as condições de conservação, averiguar as formas de armazenamento e avaliar a temperatura a que são submetidos os alimentos vendidos durante a Semana Santa. “A preocupação principal da Vigilância Sanitária é coibir a venda de produtos impróprios para consumo humano, tirá-los de circulação e oferecer maior segurança ao público consumidor”, assegurou Cláudio Aguiar, coordenador de Vigilância Sanitária. 

A fiscalização dos pescados comercializados, realizada rotineiramente e intensificada neste período do ano, contará com oito fiscais do órgão. Caso os produtos, como o peixe comercial, estejam fora das normas padrão estabelecidas para comercialização, os produtos serão apreendidos e a Vigilância lavra auto de infração aos comerciantes ou empresários.