A implantação da Zona Azul em Araguaína, pavimentação da região central da cidade e reordenamento de ruas foram os assuntos abordados na reunião entre diretores e associados da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara e o prefeito Ronaldo Dimas, na noite da última terça-feira, 15. Na oportunidade, o presidente, Manoel de Assis, enfatizou que Araguaína já apresenta, há tempos, demandas importantes relacionadas ao trânsito. “A falta de estacionamentos, entre outros problemas de organização, prejudica a livre circulação da população e também os comerciantes. A Zona Azul e as condições das ruas são fatores determinantes para a economia do município”, pontuou Manoel.

Sobre o recapeamento das ruas do centro da cidade, Ronaldo anunciou que o edital de licitação para a pavimentação deverá ser publicado já no final de abril. “Serão 30 quilômetros de ruas com asfalto novo e este serviço será feito com relativa rapidez”, afirmou o prefeito. Após as obras, Dimas adiantou que o trânsito da cidade passará por reformulações, com o reordenamento do sentido de algumas ruas de grande fluxo de veículos. Na sequência, a Prefeitura irá implementar os estacionamentos rotativos.

Zona Azul

Ronaldo explicou que, há alguns anos, uma lei para a implantação da Zona Azul foi aprovada e uma empresa chegou a vencer a licitação e iniciar os trabalhos. Contudo, uma alteração na lei votada pela Câmara de Vereadores na época com relação à gratuidade do estacionamento inviabilizou a operacionalidade do serviço e a empresa contratada desistiu. “Agora vamos propor uma nova mudança neste quesito da gratuidade, submeter à Câmara e iniciar os procedimentos licitatórios para contratar uma nova empresa”, disse o prefeito.

Inicialmente, segundo Ronaldo, a Zona Azul deverá operar com 900 vagas nas principais ruas do centro da cidade. Já para as ruas transversais às principais avenidas – Cônego João Lima, 1º de Janeiro e 13 de Maio – será feito um estudo para criação de novas vagas e sistemas diferenciados de cobrança. A meta da prefeitura é efetivar a Zona Azul até novembro deste ano.

Balanço

Diretores e associados aproveitaram a oportunidade para questionar o prefeito acerca das obras da rede de esgoto da Saneatins, paralelo aos serviços de pavimentação, e a efetivação do transporte coletivo complementar. De acordo com Dimas, a concessionária já foi informada sobre os trabalhos de pavimentação e deverá executar os serviços de instalação de tubulações antes das obras.

Já sobre o transporte coletivo, Ronaldo disse que o edital de licitação deverá ser lançado também no final deste mês e contemplará 11 novas linhas e cerca de 70 veículos. “Obtivemos algumas respostas satisfatórias, mas queremos mesmo é a concretização destes projetos. A Aciara continuará buscando informações e o cumprimento dos compromissos firmados pela Prefeitura”,  finalizou o presidente Manoel.