Menos de 70% dos consumidores de Palmas/TO pretendem presentear alguém no próximo dia 10 de maio, daqui a menos de um mês, quando é comemorado o Dia das Mães. Apesar da renda média ser superior, a intenção de compra dos palmenses é inferior em relação a dos consumidores dos municípios de Araguaína e Gurupi, onde 80% e 90%, respectivamente, pretendem comprar presentes para a data.

Em compensação, os moradores da capital pretendem gastar mais para agradar as mães: predominantemente entre R$ 150 e R$ 250. Os dados fazem parte da pesquisa Expectativa de Consumo - Dia das Mães 2014, desenvolvida pelo Curso de Graduação em Tecnologia Logística do Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Fecomércio-TO.

O estudo revela também que os consumidores estão em busca de descontos e promoções - nos três municípios os fatores relativos a preço foram apontados como os mais decisivos na hora da compra.

Mais procurados 

Em Araguaína e Gurupi, roupas e calçados são os principais presentes que as mães podem esperar no dia delas. Em Palmas, os itens de vestuário também lideram a intenção de compra, mas na sequência ao invés de calçados aparecem mais opções como perfumes e cosméticos (12%), joias e bijuterias (11,3%), e bolsas e acessórios (8,7%), não tão citadas nos outros municípios apurados. Outra diferença indicativa de comportamento é que enquanto no interior mais da metade dos consumidores informaram que preferem se endividar pouco e pagar, prioritariamente, em dinheiro, na capital a primeira opção como forma de pagamento é o cartão de crédito (25,3%).

Para a pesquisa sobre a tendência de consumo para o Dia das Mães foram entrevistadas 400 pessoas em cada um dos três municípios entre os dias 1° e 4 de abril. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. Confira nos links, na íntegra, os resultados obtidos em PalmasAraguaína e Gurupi.

O objetivo da divulgação é oferecer aos comerciantes locais subsídios para o planejamento de vendas nas principais datas comemorativas do ano. "Com base nesse perfil de consumo os empresários podem direcionar suas vendas para aquilo que os consumidores estão dispostos a comprar", explica o coordenador do estudo, professor Delson Gomes.