Fernando Almeida

A Foz/Saneatins pretende instalar uma nova  Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na zona urbana de Araguaína.  O ambicioso projeto, já em fase de estudos,  tem como função fazer o tratamento do material descartado pelo araguainense sem “gerar odor”  e deve ficar localizada entre os Bairros JK, Vila Azul e Nova Araguaína.

A informação foi adiantada na noite de ontem (15) pelo prefeito Ronaldo Dimas durante uma reunião com os empresários de Araguaína, na sede da Aciara.  Segundo Ronaldo, a Foz/Saneatins argumenta que a implantação na ETE vai gerar economia para a empresa, tanto na fase de construção como na manutenção.

Ainda conforme Dimas, na próxima semana uma comitiva fará uma visita a uma ETE, fora do Tocantins, que já está em funcionamento para verificar se a mesma emite ou não odor.    O secretário de Planejamento Bruno Rangel, os presidentes dos bairros, JK, Nova Araguaína  e Vila Azul viajam e um representante da Aciara.  “Eu quero segurança para dizer se vai ser possível a implantação ou não” ponderou Ronaldo Dimas.

Dimas explicou que a empresa alega que mesmo dentro da cidade a Estação de Tratamento de Esgoto não vai gerar odor, pois a tecnologia utilizada é finlandesa.  O público que estava presente reagiu imediatamente ao presente de Grego. “Já temos o laticínio que provoca um mau cheiro,” protestou uma empresária que mora no JK. Os três bairros sofrem, além do odor emitido pelo Laticínio e um frigorifico, como o constante despejo de resíduos no Rio Lontra  em tratamento, oriundo de outra estação.

Problemas no tratamento

Segundo uma vistoria realizada pelo CIPAMA (Companhia Independente de Polícia Ambiental) numa ETE em Araguaína, em 30 de agosto de 2012, a Saneatins descarta o esgoto no Rio Lontra sem o devido tratamento. O relatório constatou que no local havia odor desagradável e estava sendo despejados os resíduos líquidos, “cor de churume.”

Leia +

Em Araguaína, moradores reclamam do esgoto sem tratamento despejado no Rio Lontra; autoridades permanecem em silêncio

Esgoto despejado no Lontra atende rigorosamente as determinações do Conselho do Meio Ambiente, afirma Saneatins