Começou nesta terça-feira, dia 22, e segue até o dia 09 de maio, a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Dia de Mobilização Nacional, o Dia “D”, será no dia 26 de abril, em todo o país. Foram disponibilizadas para Araguaína 33.720 doses da vacina contra Influenza e a meta é vacinar no mínimo 80% do público alvo. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Município.

A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde, que encaminha as doses da vacina para os Estados, distribuindo-as para os municípios. O público da campanha abrange crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas – até 45 dias após o parto ou aborto; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; trabalhador da saúde; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também estão dentro do público alvo as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas.

O principal objetivo da Campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações da infecção viral (crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos e mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas). A cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1H1, H3N2 e B. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por complicações da influenza.

 Locais de Vacinação

Todas as Unidades Básicas de Saúde em Araguaína realizarão a vacinação, obedecendo sempre os horários das salas de vacina de cada unidade.

UBS Albeny Soares de Paula – Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães;

UBS Araguaina Sul – Rua dos Pinheiros c/ Rua Bacuri, s/nº Araguaina Sul;

UBS Avany Galdino da Silva – Av. São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaina Sul;

UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima;

UBS Couto Magalhães – Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães;

UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho – Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã;

UBS JK – Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK;

UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Lt 02 Qd 01 D, Setor Alto Bonito;

UBS José Ronaldo Pereira da Costa – Rua 09, Qd 01 Lt 01, Setor Dom Orione;

UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores;

UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba;

UBS Nova Araguaína – Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaina;

UBS Novo Horizonte – Av. Araguaia, s/nº, próximo ao Colégio Est. Manoel Gomes;

UBS Palmeiras do Norte – Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte/São Miguel;

UBS Ponte – Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte;

UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira;

UBS Setor Barros – Av. Bernardo Saião, nº 1082, Setor Barros. 

UBS Drº Francisco – Rua A, esquina c/ Rua L, Vila Aliança.