Fernando Almeida

Durante a comemoração do 11º aniversário da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), foi empossado o novo presidente e oito novos membros. O evento cultural aconteceu na noite desta sexta-feira (25) em Araguaína, na sede Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). 

Durante a solenidade, foi dado a posse do novo presidente, o escritor e membro fundador da Acalanto, professor José Francisco Concesso. Também ocorreu o lançamento do livro “Tributo a Ollav – comentários poéticos”, do escritor Arézio Sotto. Após empossado, Concesso, que presidirá a entidade no triênio 2014 a 2016,  entregou os certificados de posse aos oito novos membros e  instalou a Academia de Letras Juvenil de Araguaína (Aljuva) e reinstalou a Academia de Letras  Mirim de Araguaína (Alma).

O presidente da Acalanto destacou que  inclusão de escritores de diferentes faixa etária nas três academias é muito importante, pois é um exemplo para o Brasil.  A Aljuva  é composta por 9 integrantes, jovens entre  20 e 29 anos, tendo como tutor  o poeta e escritor araguainense, Luiz Aparecido.  A outra academia, a  Alma, é formada por 5 adolescentes com idade entre  10 e 17 anos e seu tutor é  Professor de Língua Portuguesa Leomar Alves de Souza.

O evento cultural contou ainda com apresentações musicais, declamação de poemas e performance  de dança da cadeirante e escritora Lisandra Araújo da Luz.   Portadora de uma hidrocefalia desde o nascimento, Lisandra depende de uma cadeira de rodas para andar e encontrou na literatura a liberdade para “extravasar os sentimentos” e lutar por melhorias para os deficientes físicos.

Novos membros da Acalanto

Terezinha Costa Dias Feitosa; Arnaldo Filho; César Hanna Hallum; Marcos Reis; Walmir Jardim; Rubens Martins da Silva; Rita Dayrã Murada de Souza; Valdenir Cunha da Silva.

Aljuva

Tayllane Sousa Mesquita; Lisandro Araujo da Cruz; Nefertite Cunha Alamajás; Marina Alcântara de Alencar; Maria Carolina de Freitas Macedo; Nadielle Amorim dos Anjos; Antônio de Sousa Junior; Luiz Alves de Xambioá; Lucas Alves Bringel.

Alma

Joice Hvelly Alves Galvão; Samara Barbosa dos Santos; Giselli Ferreira Plácido; João Victor de Marques Ferreira; Wanderleia Pereira de Oliveira.