Depois de levar melhorias na recuperação da malha asfáltica urbana para os maiores municípios do Tocantins, o governador Sandoval Cardoso anunciou a realização da nova etapa do Pró-Município, que vai passar a atender às pequenas cidades tocantinenses. “Começamos o programa pelos municípios maiores, agora concluímos a licitação para os municípios menores e, nessa região, não será diferente. Todas as cidades do Tocantins serão atendidas pelo Pró-Município”, destacou Sandoval durante fiscalização de obras na região sudeste nessa segunda-feira, 16.

Na primeira etapa do programa, estão sendo atendidos os municípios com maior densidade populacional. Na região sudeste, por exemplo, a recuperação da malha asfáltica urbana de Arraias, Taguatinga e Dianópolis já está acontecendo. Nas três cidades, serão 428 mil m² de ruas e avenidas com a malha asfáltica recuperada. Agora, será realizada a recuperação nos municípios menores e, por fim, serão atendidos os de médio porte.

Ao todo, por meio do programa Pró-Município, a meta do governo é, inicialmente recuperar 5 milhões de m² de asfalto em ruas e avenidas em 137 municípios do Tocantins, ainda em 2014. As cidades de Palmas e Araguaína também estão contempladas pelo governo, mas numa outra frente de ação, onde também estão tendo suas malhas viárias recuperadas.

Melhorias

O funcionário público do município de Combinado Valdecir Pereira da Silva aponta que as obras do Pró-Município são aguardadas com ansiedade pela população. “Estamos precisando muito de uma iniciativa como esta. A recuperação das ruas vai diminuir o número de acidentes, vai deixar a cidade mais bonita. Essa noticia me deixa muito feliz, acredito que não só eu, mas toda a população de Combinado”, ressaltou.

Em Arraias, onde as obras do Pró-Município já estão em desenvolvimento, Geruzely Santos Rodrigues, destacou as mudanças que já vem acontecendo na cidade. “Essas ruas, que antes eram cheias de buracos, estão começando a ficar bonitas, com um asfalto renovado. Acho muito boa essa iniciativa do governo”, ressaltou a arraiana.

Fiscalização de obras 
Na região sudeste do Estado, o governador Sandoval Cardoso participou de atividades no município de Combinado, onde esteve na Escola Estadual Augusta Vaz dos Santos, que está sendo beneficiada com a construção de mais três salas de aula e um laboratório de informática.

“Estamos percorrendo de carro essa região, quero conhecer de perto o que está sendo feito por aqui, acompanhar o andamento das obras, o resultado do nosso trabalho, para melhorar a saúde, a educação e o asfalto das ruas e rodovias”, destacou o governador.

Em Combinado, o governador também garantiu investimento na ampliação do Centro de Especialidades 24h. A fisioterapeuta Lucia Helena Alves Pereira comemorou a notícia. “Essa é uma iniciativa que vai melhorar muito o atendimento prestado aos nossos pacientes, que passarão a contar com um ambiente muito melhor, o que também é motivo de alegria para todos os funcionários que vão trabalhar com mais motivação”, apontou.

Sandoval Cardoso esteve ainda em Lavandeira, Aurora, Novo Alegre e Arraias. Em todos os municípios em que esteve, fez questão de reforçar o compromisso do governo Estado em implementar a recuperação da malha asfáltica urbana.

Em Arraias, além de fiscalizar obras do Pró-Município, o governador também vistoriou as obras da Escola Padrão de Ensino Profissional, que é fruto de uma parceria do governo do Estado com o governo federal e que contará com um investimento de quase R$ 8 milhões e beneficiará 1.500 alunos.

No campus da Universidade Federal do Tocantins de Arraias, Sandoval Cardoso assinou termo de cooperação técnica para construção do Centro Integrado de Formação de Ciências da Saúde. A parceria firmada entre o Poder Executivo, o município e a UFT tem como meta facilitar a qualificação profissional em saúde no Estado.