Além da aquisição de autoescadas, quadriciclos e viaturas, os mais de 425 membros do Corpo de Bombeiros do Estado também vão poder contar com mais cinco veículos Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), utilizados principalmente em incêndio florestais. Os veículos, três nacionais e dois internacionais, que vieram da Itália, são apropriados às necessidades das ocorrências que comumente são registradas no Estado.

“Nós trabalhamos em regiões que são de difícil acesso, região de serra, e esses veículos vêm suprir nossas necessidades. É um benefício muito grande porque nossos carros não eram apropriados para realizar o combate em lugares de difícil acesso, por isso, às vezes tínhamos dificuldade”, destacou o 2º tenente Sandro Sousa Pinto.

O tenente ainda explica que antes da chegada dos veículos, os combatentes tinham que estar com a bomba de água costal e adentrar no local para fazer o combate ao fogo. “Nessa situação, havia perigo principalmente pela grande quantidade de fumaça que tem nessas áreas. Mas agora a situação mudou, hoje temos um veículo no qual o combatente pode fazer seu trabalho de dentro da cabine, protegido da fumaça e do fogo. Além disso, esse caminhão pode adentrar nos locais que têm fogo, já que é alto e conta com dispositivos que refrigeram a cabine e os pneus”, explicou.

Além dessas vantagens, os veículos que foram adquiridos pelo governo do Estado e entregues oficialmente pelo governador Sandoval Cardoso na manhã desta quarta-feira, 18,  têm capacidade para levar até cinco militares e comportar 4 mil litros de água. Eles também conseguem sair de lugares de difícil acesso sem ficar atolados, por exemplo. Numa situação de incêndio, o combatente também pode pegar a mangueira que fica na viatura e adentrar cerca de 50 a 60 metros para o combate ao fogo.

Mais viaturas

Também para garantir que os atendimentos à população tocantinense sejam feitos com mais segurança e efetividade, os bombeiros receberam outras oito viaturas Autobomba de Salvamento e Resgate (ABSR).  Esses veículos são destacados por sua versatilidade, já que são compostos por uma estrutura equivalente aquela que seria encontrada na soma de três viaturas.

Como explica o 3° sargento Raphael Ramos Mollo, com o veículo, o combate a incêndio é feito com o tanque de 300 litros. “È um tanque considerado pequeno para o grande combate, mas com pressão muito eficiente na bomba, o que provoca um jato de muita pressão com pouco gasto de água. Pode ser utilizado em incêndio veicular, por exemplo”, disse.

Ainda segundo o sargento, a aquisição é muito importante para o Estado, principalmente porque parte das cidades está situada às margens de BR. “Esse veículo também conta com sistema de salvamento muito utilizado no caso de acidentes que deixam pessoas presas às ferragens. O desencarcerador é o equipamento utilizado, e nesse caso é bem melhor porque o que tem nesse veiculo é a bateria. Ele não tem mangueira, assim, o combatente pode colocar o equipamento nas costas e ir até o local”, destacou.

Além de todas essas vantagens, os veículos contam com equipamento utilizado para drenagem de água, equipamento de arrombamento e ainda com estrutura de ambulância totalmente preparada para receber um médico. “Ela conta com um suporte avançado e equipamentos necessários à atuação de um médico, além de ser preparada para cinco combatentes. Assim, se ocorrer um acidente em uma BR, com esse suporte e essa equipe dá para fazer um atendimento muito bem feito”, finalizou.