Portal AF Notícias

Apesar de ter sido extinta e todo o seu patrimônio dado à Universidade Federal do Tocantins no ano passado, a estrutura da Fundação de Medicina Tropical (FUNTROP), em Araguaína (TO), vem sendo utilizada pelo governador do Tocantins, Sandoval Cardoso, para colocar servidores na máquina pública.  

No início do mês de junho o Ministério Público Estadual (MPE) já havia encaminhado ofício aos secretários da Administração e da Saúde e ao presidente da FUNTROP, requisitando informações sobre 18 servidores que estariam no órgão apenas cumprindo horário, sem desempenhar nenhuma atividade.

Apesar disso, no meses de maio de junho, Sandoval Cardoso começou uma série de nomeações para o órgão, conforme levantamento feito pelo AF Notícias no Diário Oficial do Estado. Sem praticamente nenhuma atividade para ser desenvolvida na FUNTROP, os novos contratados estão sendo redistribuídos para outras secretárias. Do dia 16 de maio até agora, o novo governador já nomeou quase 5,4 mil servidores no Governo do Estado.

Servidores estariam apenas cumprindo horário

A Fundação de Medicina Tropical e o Hospital de Doenças Tropicais foram doados pelo Governo do Estado à Universidade Federal do Tocantins (UFT) em setembro de 2013 e, desde então, cerca de 17 servidores que desempenhavam suas funções na FUNTROP estão cumprindo carga horária sem desempenhar nenhum tipo de atividade, segundo o MPE.

Ainda em 2013 o Ministério Público solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) que alguns servidores da extinta Fundação fossem remanejados para o Laboratório de Saúde Pública de Araguaína, no entanto, a Sesau não deu nenhuma resposta formal.

Novas nomeações para a FUNTROP

9 de junho:
FÁBIO DE SOUSA TAVARES, Assessoramento Direto - FAS-11, redistribuído para a Agência de Máquinas e Transportes do Estado do Tocantins - AGETRANS.

11 de junho: 
RONALDO PEREIRA TORRES, Chefe de Setor Executivo - CDE-I, redistribuído para a Agência Tocantinense de Saneamento - ATS.

NOMEAR para cargo de Assessoramento Direto - FAS-10, redistribuídos para a Secretaria de Infraestrutura.
1. ADEMIR REIS;
2. ANA LEIDE MILHOMEM BARROS;
3. EDIAS FERREIRA FIGUEIREDO;
4. JONÍVIO DE SOUSA SANTOS;
5. JOSÉ AVELINO PONTES;
6. LUCIANA CAMPOS DE ARAÚJO;
7. MAURICIO SILVA REGO;
8. VALDECI ELVIS CORREA.

29 de maio:
JALES SIQUEIRA MUNDIM NETO, Assessoramento Direto - FAS-7, redistribuídos para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins - ADAPEC-TOCANTINS.

30 de maio:
1. DAVID NERY MACEDO, Coordenador - CDE-V;
2. ERIC LUIZ RODRIGUES DE SÁ, Coordenador - CDE-V;
3. MAGNÓLIA CARREIRO RODRIGUES, Coordenador - CDE-V;
4. EFRAIN JOSÉ SARMIENTO GENER, Chefe de Setor Executivo - CDE-I.
5. DAYANE RIBEIRO DOS SANTOS, Assessoramento Direto - FAS-7, da Secretaria da Fazenda, redistribuída para a Fundação de Medicina Tropical do Tocantins – FUNTROP.

27 de maio:
1. FABRICIO MACHADO SILVA, Diretor - CDE-VI;
2. CARLINHO FURLAN, Assessoramento Direto - FAS-7;
3. TATIANE ALMEIDA CAVALCANTE, Assessoramento Direto - FAS-7.