Alunos do Curso de Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid - Física) no Câmpus de Araguaína conquistaram o terceiro lugar no IX Encontro de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Efita). No evento realizado de 15 a 18 de julho em São José dos Campos/SP, Cleiton Malvessi e Ana Paula Basto apresentaram trabalho sobre "A Utilização do arduino para ensinar a física do eletromagnetismo" e concorreram com alunos de renomadas instituições do país.

Arduinos são plataformas eletrônicas de hardware livre que permitem o desenvolvimento de objetos interativos. Em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (Labmade) e o Laboratório Interativo Digital (Labid) da UFT, os autores do projeto utilizaram uma dessas plataformas para criar um dispositivo que demonstra o funcionamento de circuitos elétricos. O experimento serviu como suporte didático para aulas de Física em uma escola de Araguaína onde os bolsistas atuam pelo Pibid. 

"Os alunos das escolas são muito receptivos a esse tipo de experimento" comenta um dos coordenadores do Pibid-Física, Matheus Lobo. "Este é um projeto incipiente com muitas outras perspectivas, já que o arduino é uma plataforma muito versátil", acrescenta o professor. A expectativa é que o projeto premiado possa servir de inspiração e motivação para outros projetos de inovação tecnológica com foco no ensino, e também contribua para aumentar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pela Física como ciência. "Esperamos despertar essa curiosidade para atrair mais alunos para o nosso Curso de Física, já que faltam professores nesta área para atuar no mercado", diz Lobo. O Pibid-Física conta atualmente com 28 bolsistas, estudantes da UFT, que atuam em escolas de Araguaína.