A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) vai pagar R$ 4,3 milhões por mês para a organização social que ficar responsável pela gestão do Hospital Regional de Araguaína (HRA). Isso significará um desembolso anual de R$ 51,6 milhões para o serviço. Os membros do Conselho Estadual de Saúde receberam esta semana cópia do Termo de Referência, a proposta de contrato do que o governo do Tocantins está chamando de "gestão compartilhada" do HRA. O conselho se reunirá no dia 14 para avaliar a proposta.

A presidente do Sindicato dos Médicos do Estado (Simed), Janice Painkow, disse ao blog que está estudando o documento, com mais de 50 páginas. O encaminhamento da proposta aos conselheiros foi aprovada na reunião extraordinária do dia 18, quando a medida foi apresentada ao órgão.

Na reunião do dia 18, o secretário de Saúde, Luiz Antônio da Silva, informou os conselheiros que o Instituto de Gestão em Saúde (Gerir) é a entidade qualificada pela pasta para assumir a gestão do HRA. O Gerir é hoje responsável pela gestão do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo); pelo Hospital de Urgências de Trindade, GO (Hutrin); pelo Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos (PB); e pelo Hospital Geral de Taperoá Dr. Antônio Hilário Gouveia, em Taperoá (PB).

É TERCEIRIZAÇÃO

Sindicatos e oposição classificaram a iniciativa de terceirização e criticaram a iniciativa da Sesau, baseadas nas experiências mau sucedidas nos governos Marcelo Miranda (PMDB) e Siqueira Campos (PSDB). O secretário garante que gestão compartilhada é um outro conceito, e que seria diferente de terceirização.

Na segunda-feira, 21, a Agência Tocantinense de Notícias (ATN) informou que o governador Sandoval Cardoso (SD) determinou ao secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Ferreira, "que nenhum processo de mudança no gerenciamento dos hospitais seja feito sem o amplo diálogo com representantes de todas as categorias dos profissionais de saúde e com a população".

Conforme a ATN, o governo entende que "o debate com todos os atores envolvidos na prestação do serviço de saúde é fundamental para a melhoria da qualidade e bem-estar do cidadão".

O governador, ainda segundo a ATN, determinou também que "essas reuniões para discutir as questões referente a gestão dos hospitais sejam amplas, transparentes e imediatas, e a primeira delas será com uma comissão de médicos".