Fernando Almeida

Com lançamento discreto, o Governo do Tocantins já deu início a construção do prédio onde funcionará a Unidade de Internação para Menores Infratores em Araguaína (TO).  A obra é avaliada em 7,7 milhões de reais e os recursos é fruto de um empréstimo contraído junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social) e Banco do Brasil.

O CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo), nome politicamente correto  dado ao centro de internação, fica localizado na Rua Itamaraty no Setor Maracanã.  O local já está limpo, pois as árvores foram cortadas e retiradas. Duas placas, sendo uma pequena dando publicidade aos Bancos financiadores (Banco do Brasil e BNDS) e outra grande com o slogan do Governo Tocantins, já estão fixadas no terreno. 

Recursos e prazo

Conforme a placa da obra, os recursos na ordem de 7,776  milhões de reais são oriundo de um empréstimo do Governo do Tocantins junto aos Bancos do Brasil e BNDES.  Já o prazo para a conclusão dos serviços é de 730 dias, dois anos. Ou seja, a previsão de entrega é para julho 2016.  A construtora responsável é Engenharia e Construções Limitadas-EPP.

Área

A área de  16.000 m², onde será  construído o CASE foi doado ao Estado  pela prefeitura de Araguaína, na gestão do ex-prefeito Valuar Brarros.   A doação foi aprovada na Câmara  em dezembro do ano de 2012, através da  Lei nº 2832 /12. 

Capacidade 

Segundo divulgado pela Sejudh – Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, a unidade de Araguaína terá capacidade de internar até 42 adolescentes infratores da  região Norte do Estado.  Atualmente são 07 unidades socioeducativas no Estado, que dispõe de 181 vagas distribuídas nas regionais de Palmas, Araguaína (Santa Fé do Araguaia) e Gurupi e atende 103 adolescentes.

CASE será na Rua Itamaraty, Setor Maracanã. Foto: Ramila Macedo/Araguaína Notícias.