As provas do Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos no sistema prisional (Encceja Prisional) serão aplicadas nesta terça-feira, 29, das 8 às 12 e das 14 às 19 horas. No Tocantins, estão inscritos no exame cerca de 400 alunos de 40 unidades prisionais. As provas são voltadas a pessoas privadas de liberdade e jovens cumprindo medidas socioeducativas. 

 Os alunos farão provas nas escolas das próprias unidades prisionais. No Tocantins, de acordo com a coordenadora do Encceja Prisional pelo Centro de Apoio Educacional à Distância (Caed), professora Maria Antônia Almeida, o aluno que for aprovado no exame vai receber a certificação do ensino fundamental e poderá se preparar para fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Ao todo, 400 estudantes vão fazer as provas no estado. “Este ano dobrou o número de alunos inscritos no Encceja em relação ao ano passado”, ressaltou Maria Antônia.

 

 O exame está dividido em quatro provas objetivas e uma redação baseada no currículo do ensino fundamental. A prova I abrangerá questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação. Já a prova II engloba questões de Matemática; a prova III, História e Geografia; e a última, questões de Ciências Naturais.

 

 O Encceja é uma realização do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as provas serão aplicadas pelo Centro de Apoio Educacional à Distância, da Universidade Federal de Juiz de Fora; Cesgranrio e Cespe.