A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Infraestrutura - Defesa Civil Municipal, realizou às 14h30 desta terça-feira, dia 29, a entrega de um veículo para o Corpo de Bombeiros, afim de auxiliar o órgão estadual no combate às queimadas. A doação é temporária e o veículo foi entregue pelo secretário da coordenação da Defesa Civil, Ricardo Isaías, ao subcomandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Araguaína, capitão Marcelo Marinho de Melo.

Segundo o secretário de Infraestrutura e coordenador da Defesa Civil Municipal, Simão Moura Fé, a pasta disponibilizou também seis brigadistas para atuarem no combate ao fogo. “Esse tipo de parceria é muito importante, pois além de trazer conhecimento, inclui o município diretamente no combate aos incêndios no Tocantins”, destacou o secretário.

Do início do ano até hoje, 30 de julho, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tinha registrado 3.691 focos de incêndio em todo o Tocantins. Em Araguaína, foram registrados no município de Araguaína 185 focos.

Pacqto

As queimadas são cada vez mais comuns entre junho e outubro, tornando-se um problema e gerando prejuízos aos produtores rurais tocantinenses. O fogo na estiagem causa também danos ambientais irreversíveis. Por essa motivação, o município de Araguaína, em parceria com o Estado, faz parte do Programa de Ações de Controle de Queimadas no Tocantins (Pacqto), que tem como intenção amenizar os danos causados pelo fogo no período de seca. Com ações combativas e preventivas, o Programa tem como diretriz a multidisciplinaridade dos trabalhos. Através de ações dentro das escolas, conscientizando crianças, jovens e adultos; e na formação de brigadistas para combater focos de queimadas, o Pacqto foca na redução de incidências de incêndio.