Levantamento realizado pelo instituto Serpes e divulgado neste domingo, 17, mostra o ex-governador Marcelo Miranda, candidato a governador da coligação "A experiência faz a mudança", em primeiro na corrida pelo Palácio Araguaia, com 52,7% das intenções de voto. Em segundo aparece o governador Sandoval Cardoso, candidato à reeleição pela coligação "A mudança que a gente vê", com  20,1%. O senador Ataídes Oliveira, da coligação "Reage Tocantins", vem em terceiro, com 2,2%. A pesquisa foi encomendada pelo Jornal do Tocantins. 

Eleitores indecisos somaram 18,4% e 4,4% votariam em braco ou nulo e 1,6% não votaria. A margem de erro da pesquisa é de 3,46 pontos para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. 

A pesquisa apontou ainda Joaquim Rocha (PSOL) com 0,5%; Luís Cláudio (PRTB) com 0,1%; e Carlos Potengy (PCB) com 0%. O nome de Rocha, que teve sua candidatura rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), consta nos questionários respondidos pelos eleitores porque ele foi substituído por Eula Angelim depois da pesquisa ser registrada. Já Luís Cláudio, que também consta nos questionários, teve a chapa majoritária do seu partido indeferida pelo TRE (o caso ainda está sub judice).

Senado

Para disputa ao Senado, a pesquisa Serpes/JTo mostra a senadora Kátia Abreu, da coligação "A experiência faz a mudança", em primeiro, com 45,9% de intenções. O deputado federal Eduardo Gomes, da coligação "A mudança que a gente vê", aparece em segundo, com 14,6%. O deputado estadual Sargento Aragão, da coligação "Reage Tocantins", está em terceiro, com 9,5%.

Avaliação Governo

A pesquisa Serpes/JTo mostra também que 29,3% (ótimo 4% e bom 25,3%) aprovam a forma como o governador Sandoval Cardoso administra o Estado, ao passo que 16,3% (6,6% ruim e 9,7% péssimo) dos entrevistados desaprovam sua administração. Ainda segundo a consulta, 40,6% a consideram regular, ao passo que 13,7% não opinaram.

Pesquisa Serpes ouviu 801 eleitores em 38 municípios, entre os dias 11 e 15 de agosto, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral/TO sob o protocolo no- TO-00016/2.014.