A Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 25 de agosto a 5 de setembro de 2014, convida a todas as mulheres de Pedro Afonso para participar da campanha “Declare seu Amor a Você Mesma”. O objetivo da campanha é conscientizar a população feminina para que faça os exames preventivos de câncer de mama e câncer de colo de útero, já que os mesmos, quando descobertos precocemente, têm altas taxas de cura. 

A campanha é promovida pela Unidade Móvel Saúde Cidadã e Saúde da Mulher, que é uma complementação do Programa Estadual do Controle do Câncer do Colo de Útero e Mama, e as mulheres que forem à Carreta poderão realizar mamografias, USG das mamas e exames citopatológicos do útero.

Para realização dos exames a paciente deve procurar a carreta levando todos os documentos pessoais, inclusive Cartão do SUS. Conheça as condutas que definirão quem será selecionado e agendado para fazer os exames:

Mamografia de rastreamento – Para mulheres com idade entre 45 e 69 anos, a cada dois anos, quando não há sintomas de câncer de mama, e anualmente, a partir dos 35 anos, para mulheres com risco elevado.

Mamografias de diagnóstico – As mulheres selecionadas devem possuir indicação médica e devem ter sinais ou sintomas de câncer de mama, visualizados por exames clínicos.

Ultrassonografia – Os exames de ultrassonografias de mama devem ser realizados, somente, com solicitação médica, por escrito.

Exame Citológico do Colo do Útero – Indicado para mulheres entre 25 e 64 anos, que têm, ou tiveram atividades sexuais. Para fazer o Papanicolau a mulher não pode estar menstruada, não deve usar duchas ou medicamentos vaginais 48 horas antes do exame, não ter realizado exames intravaginais – como ultrassonografia por exemplo – 48 horas antes do exame, e também não ter relações sexuais no mesmo período.

Declare seu amor a você mesma participando da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer do Colo do Útero.