O Balé Popular do Tocantins, formado por estudantes da capital, embarca nesta quinta-feira, 21, para Santa Catarina, onde representa o Estado no 4º Festival de Dança de Florianópolis. O evento, realizado de 21 a 24 deste mês, reúne grupos de todo o pais. Esta será a primeira competição dos bailarinos tocantinenses fora do estado. 

Serão quatro dias de festival e o Balé Popular do Tocantins vai competir com duas coreografias do espetáculo “Em Construção”, dirigido pelos professores Jefferson Marques e Márcia Sommer. Segundo Márcia, desde a seleção para o festival a rotina de ensaios tem sido pesada para que os alunos tocantinenses possam fazer uma boa apresentação. “Como são grupos muito bons, só de estarmos entre os melhores já é uma vitória, porque grupos fortes, como São Paulo e Minas Gerais ficaram de fora. Agora nossa intenção é representar bem o Estado”, afirmou.

Gabriella Silva está entre os estudantes que vão participar do festival e disse que vai mostrar tudo o que tem aprendido no Balé Popular. “Estou na companhia desde o início e estamos treinando muito, por longos períodos, para fazer bonito em Florianópolis. O nível é muito alto, mas podemos mostrar o quanto o Tocantins também é bom”, frisou.

Para a bailarina Juliana Logrado, a competição já é uma grande conquista do Tocantins. “Torcemos muito para estar lá. Pretendemos dar o melhor de nós e fazer com que as pessoas se emocionem com nossa arte. A colocação é só uma consequência”, disse. 

O Balé

Criada em 2013, a companhia tem o objetivo de trabalhar a dança como instrumento de socialização, além de oportunizar aos estudantes uma experiência corporal que possibilita novas formas de expressão e comunicação.

O grupo é formado por 60 estudantes de Palmas com idades entre 8 e 25 anos.  Os ensaios são realizados no Colégio da Polícia Militar, onde recebem formação em teoria da dança, danças folclóricas, jazz, balé clássico e danças de salão.