Começa nesta sexta-feira, 22, e segue até o dia 1º de setembro, o período para as escolas públicas de todo o Brasil realizarem a escolha do livro didático que será utilizado pelos alunos do ensino médio no triênio 2015/2017. No Tocantins, por meio da coordenação do Livro Didático, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura está orientando as unidades escolares da rede estadual sobre como proceder em relação à escolha das obras junto ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para auxiliar as escolas na escolha, está disponível no site do FNDE o Guia de Livros Didáticos, com resumos e informações sobre as obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este ano, as escolas terão a opção de escolher entre as coleções tipo 1, compostas pelas edições impressas, e que acompanham todo o material em formato de livro digital; e a opção 2, que trata apenas dos livros tradicionais. 

As escolas da rede estadual tocantinense devem receber cerca de 712 mil livros didáticos do ensino médio para o próximo triênio. Cada estudante receberá 11 livros, de disciplinas diversas. Além da possibilidade da escola realizar a escolha dos livros tipo 1, com livro digital, os alunos receberão também, pelo primeiro ano,  o livro que traz o componente curricular de artes.

De acordo com a coordenadora do PNLD no Tocantins, Célia Maria Fernandes de Moraes, as escolas têm total autonomia para escolher os livros e com a ajuda do guia, os professores podem avaliar e indicar os livros mais adequados ao Projeto Político Pedagógico da escola. “Sempre é bom lembrar aos gestores que é necessário registrar a escolha das coleções em ata e divulgar para a comunidade. Assim que for realizado o registro também é recomendável que uma cópia seja afixada na escola para garantir que as opções feitas anteriormente foram oficializadas, dando assim mais transparência ao processo de escolha”, ressaltou. 

Célia alerta ainda sobre o prazo para a escolha dos livros. Caso a escola não defina as obras a serem utilizadas até 1º de setembro, a unidade não terá a opção de escolha. “Todas as escolas cadastradas no Censo Escolar de 2013 receberão os livros, apenas não terão o direito de optar por esta ou aquela coleção”, diz.

A previsão é que os livros sejam entregues a partir no mês de dezembro e cheguem a todas as escolas até o dia 15 de fevereiro. A distribuição será feita pelos Correios.