Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi,  acontece no sábado (30), a aberturada 1ª Exposição de gravuras de cordel, produzidas pelo poeta e cordelista J. Ribamar dos Santos, no  salão de eventos do Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das  16h30min. A exposição ficará aberta à visitação pública até o dia 30 de setembro, em horário comercial.

O artista informou que a parte ilustrativa da literatura de cordel é o principal objetivo dessa exposição, que assimila a arte em xilogravura feito por meio  de  ilustrações feita na técnica de bico de pena.

J. Rbarmar dos Santos explica que diferentemente da forma tradicional de produção da xilogravura,  o seu trabalho é feito a partir  da técnica de bico de pena, garantido que trata-se de uma modalidade bem recente dessa  arte, porém, idêntica à xilogravura.

Perfil do autor 

Tocantinense de Dueré, J. Ribamar dos Santos há muitos anos reside em Gurupi. É titular da Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 01. Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu em meados de 1998, quando teve trabalhos publicados no "Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi". Também participou do Anuário nas edições de 1999, 2000 e 2004. Seu primeiro livro individual "A Rosa de Ouro & Outros Poemas" , foi publicado em 2003. Nesse mesmo ano integrou as antologias "Anuário de Escritores", "Talentos de um novo tempo" e "Diário do Escritor". Participou, ainda, das antologias literárias "Palavras de Amor" e "Prêmio Anchieta de Poesia", ambas em 2000. Já em 2001, participou da antologia "E por falar em amor...". Em 2002, foi alvo de substanciosa matéria publicada na revista " Almanaque Cultural do Tocantins", órgão de divulgação da Fundação Cultural do Tocantins. Em 2004, teve trabalhos publicados na antologia "Além das Palavras" e publicou o seu segundo livro individual de poemas, intitulado "Alma de Penas". Em 2006 marcou presença na antologia " Amar é tão bom" e conquistou menção honrosa no IX Prêmio Missões, do Rio Grande do Sul, tendo participado de uma antologia reunindo os trabalhos que mais se destacaram nesse prêmio. Em 2007, Com o poema "Soneto da ilusão", participou da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – Volume 31, lançada pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro