A secretaria Municipal de Saúde de Gurupi realiza na quinta-feira (28), um atendimento especial ao público masculino, na Unidade Básica de Saúde da Vila Iris. As ações começam às 19h30.

A secretária de Saúde do município, Sueli Aguiar explica que  o objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. 

Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde  de Gurupi e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.

Empenho

Apresentando maior resistência ao procurar cuidados de saúde e realizar exames preventivos, os homens vivem em média 7 anos menos do que  as mulheres e têm mais doenças do  coração, câncer, colesterol, pressão arterial e maior tendência a obesidade. Além da utilização em maior quantidade de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Sendo assim, todas as Unidades  de Saúde do município estão empenhadas  em conscientizar a população masculina gurupiense, principalmente, na faixa etária entre 20 e 59 anos a procurarem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano.  A orientação  é  para que os homens, já a partir dos 35 anos, devam  iniciar uma rotina bem maior, que vai além da ida ao urologista, com a realização  também de exames de acompanhamento da saúde como o hemograma completo, lipidograma completo, exame de urina (EAS) e ultrassonografia de vias urinárias.