Fernando Almeida

O lavrador Luiz Rodrigues dos Santos, 61 anos, foi preso por crime ambiental e posse de arma nesta quinta-feira, 28, no povoado Bielândia, município de Filadélfia (TO). A Polícia Ambiental chegou até ele através de denúncia anônima e encontraram 19 aves mantidas em cativeiro, uma espingarda ‘por fora’ e munições.

De acordo com Tavares, subtenente da Cipra, o lavrador pegava as aves, mantinha em cativeiro e depois vendia para um traficante de pássaros.  Quando a Polícia chegou à chácara, Santos negou o crime, mas os pássaros foram encontrados dentro  da ‘gaiola’, no meio da mata.

Foram apreendidos 14 chico-preto, quatro cariris e um papagaio verdadeiro, que estava com as penas da asa direita cortadas. Cada ave seria vendida ao traficante por apenas 20 reais.  “É uma situação de tráfico de animais. Sabemos dessa pessoa que está fazendo essa condução de animais para fortaleza (CE),” explicou Tavares.

O lavrador foi trazido para a Delegacia de Plantão em Araguaína, onde foi autuado por crime ambiental e posse de arma de fogo.  O delegado plantonista Hemerson Francisco Moura arbitrou fiança de 242 reais. Já a multa ambiental é de 500 reais por cada ave, somando a quantia 9.500 reais.